Receita Simples de Cueca Virada Assada

A cueca virada é uma receita europeia que foi trazida para o Brasil por imigrantes. Ela tradicionalmente está associada a festividades, mas vai muito bem com o café de todo dia. Aprenda a fazer!

Receitas

Cueca virada parece nome de banda de forro, não é mesmo? (Risos…) Mas na verdade, a cueca virada, também conhecida como orelha de gato ou coscorão, é uma espécie de biscoito doce muito comum em países europeus. Acredita-se que ela tenha sido trazida para o Brasil por imigrantes italianos. A versão brasileira costuma ter algumas variações, às vezes com a massa mais grossa e fofa. A massa que ensinaremos, no entanto, é mais próxima do tradicional: fininha e crocante.

Ingredientes

Para fazer a cueca virada assada você vai precisar de:

  • 1/2 kg de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1 colher (sopa) cheia de margarina
  • 50 gramas de fermento de pão
  • 100 ml de leite morno
  • 3 ovos inteiro
  • 1 pitada de sal
  • açúcar refinado e canela para polvilhar

    Cueca virada: aprenda a preparar está delícia!

    Cueca virada: aprenda a preparar esta delícia caseira!

Modo de Preparo

Depois de separar os ingredientes, basta seguir as instruções de preparo. Comece colocando o leite morno em um recipiente juntamente com o fermento biológico. É importante que o leite esteja apenas morno, pois a temperatura quente demais vai matar as bactérias do fermento. Teste pingando uma gotinha sobre a mão. Não pode queimar. Se queimar a mão é porque está quente demais. Espere esfriar um pouco.

Em outro recipiente, misture os ovos, a margarina, o açúcar, a farinha de trigo e o sal. Depois que tudo estiver bem misturado, acrescente o leite com fermento. Misture novamente até a massa ficar uniforme. Cubra o recipiente e aguarde até a massa dobrar de tamanho.

Abra a massa crescida em uma superfície lisa e enfarinhada, pode ser uma mesa ou a bancada da pia. Depois que tiver fina, corte retângulos de tamanhos iguais para fazer as cuecas viradas. O processo de fabricação não é difícil, mas é preciso ter um pouco de atenção. Depois de cortar os retângulos, use uma faca para fazer um corte bem no centro. Primeiro passe uma extremidade do retângulo por dentro do corte. Depois a outra extremidade. O resultado é igual à imagem acima.

Com os biscoitinhos já prontos, deixe crescer de novo por aproximadamente 10 minutos. Depois coloque-os em uma forma coberta com papel manteiga e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC. Retire assim que as cuecas viradas estiverem coradas. Em seguida, passe na mistura de açúcar refinado e canela.

Dicas

A temperatura interfere muito em massas que precisam de crescer. Por isso, quando for preparar massas de pão, biscoito e outros que levem fermento biológico, faça durante o dia, com sol e de preferência nos dias mais quentes. Se for feita nos dias frios, corre o risco de não crescer a massa.

A cueca virada é tradicionalmente frita em óleo. A versão assada é mais saudável, mas se você quiser fritar, basta jogar as cuecas em óleo bem quente. Depois deixe por alguns minutos em uma vasilha forrada com papel toalha para retirar o excesso de óleo.

A receita é ideal para lanches, servida com café ou chá. E as crianças vão amar a cueca virada com um copo de achocolatado, que pode ser quente ou frio, dependendo do clima do dia.

Por Mila Silva nas categorias Receitas. Tags: , , , , , ,

Você vai gostar

Peixe Assado no Forno

Como Preparar Lanches Rápidos, Fáceis e Saudáveis

Massa Sem Carboidratos Para Pizza