Receita de Torta Holandesa

Como fazer a Torta Holandesa também conhecida como Torta Calipso, com creme de duas cores, branco e chocolate ou usando sorvete.

Receitas

Há quem diga que a Torta Holandesa foi criada em Campinas, interior de São Paulo e não nos Países Baixos. Se a Torta Holandesa é da Holanda ou não, não importa, o fato é que ela é uma das campeãs das docerias, também conhecida por torta Calipso.

Vamos ver como fazer esta receita que é rápida e fácil e que é um charme. A Torta Holandesa cai bem em qualquer dia, especialmente no verão.

Ingredientes para a Massa

Torta Holandesa ou Torta Calipso, com creme branco ou sorvete de creme, fica fácil fazer uma sobremesa deliciosa.

  • 1 pacote de biscoitos/bolachas tipo maisena
  • 1 pacote de biscoitos/bolachas tipo calipso (aquele que tem uma cobertura de chocolate por cima)
  • margarina (o suficiente para formar a massa)

Modo de Fazer a Massa

Triture no liquidificador os biscoitos (ou bolachas como preferem os paulistas), até virarem uma farinha. Despeje essa farofa de biscoitos num refratário fundo. Acrescente margarina e vá sovando com as mãos até que vire uma farofa úmida, soltinha, porém úmida.

Pegue uma forma de assar de aro removível, aproximadamente 23 cm, e forre todo o fundo e um pouquinho das laterais com essa massa de farinha de biscoitos. Aperte com as mãos para compactar. Nas laterais coloque o biscoito calipso em pé, lado a lado, com a parte de chocolate para fora. Dê uma ligeira apertadinha neles para dentro da farofa.

Ingredientes para o Creme Branco

  • 3 gemas
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 xícara (de chá) de leite
  • 1 pacote de gelatina em pó sem sabor
  • 1 caixa de creme de leite para chantilly, ou chantilly pronto.

Modo de Fazer o Creme Branco

Numa panela misture as gemas, o leite condensado e o leite, e leve ao fogo baixo, mexendo sempre para adquirir consistência de creme. Desligue e reserve. Dissolva a gelatina na água como indicado na embalagem. Numa vasilha que possa ir ao microondas para diluir completamente, coloque por cinco segundos, deligue, misture, e mais cinco segundos. Leve a gelatina e misture ao creme reservado. Misture e deixe esfriar. Prepare o chantilly como indicado na embalagem. Misture o creme de gemas e gelatina ao chantilly e misture delicadamente até ficar homogêneo. Leve este creme branco e cubra a forma que já está com a farofa de biscoitos. Leve para a geladeira e espere ficar consistente.

Dica: Se preferir usar sorvete, troque o creme branco por sorvete de creme, basta bater o sorvete com creme de leite e um pouco de açúcar.

Ingredientes para o Creme de Chocolate

  • 100 gramas de chocolate meio amargo picado (chocolate de boa qualidade)
  • 1 lata de creme de leite

Modo de Fazer o Creme de Chocolate

Numa vasilha que possa ir ao microondas, misture o creme de leite ao chocolate. Leve ao microondas até o chocolate derreter e formar um creme homogêneo. Coloque 30 segundos, pare, misture, e coloque mais 30 segundos, repetindo até ficar pronto.

Retire a torta da geladeira e espalhe o creme de chocolate por cima da torta.  Leve novamente ao congelador para adquirir consistência novamente. É importante que a quantidade dos cremes não passe a altura dos biscoitos.

Depois desenforme e pronto!

Por Vânia nas categorias Receitas. Tags: , , ,

Você vai gostar

Receita de Bolo de Chocolate Recheado

Chocolé - Mais Você

Brigadeiro de copo