Receita de Tapioca

A tapioca é uma ótima substituição para massas como pão e pizza para quem está fazendo a dieta sem glúten. Aprenda uma receita deliciosa de tapioca de carne seca.

Receitas

A tapioca sempre foi muito consumida no norte e nordeste do Brasil, mas tem ganhado cada dia mais adeptos em todas as regiões por seu sabor e por seus benefícios, principalmente para aqueles que estão de dieta ou que sofrem de doença celíaca. Por ser feita de mandioca, a tapioca não contém glúten, e por isso é apreciada pelas pessoas que seguem a dieta sem glúten.

A tapioca é uma espécie de panqueca, e pode ser consumida no lanche ou substituir refeições, substituindo outras fontes de carboidratos como arroz ou pão. Acredita-se que a tapioca emagrece, mas o que acontece é que ela tem poucas calorias, cerca de 70 calorias, mas para que está querendo emagrecer tem que tomar cuidado para não exagerar no recheio.O recheio pode variar de salgado à doce.

Vamos ensinar uma receita de tapioca com recheio de carne seca.

Ingredientes

Tapioca de Carne de Sol

  • 3 dentes de alho picados
  • 1 colher de sopa de óleo
  • 1/4 de cebola picada em cubinhos
  • 3 colheres de sopa de coentro
  • 2 colheres de sopa de cebolinha
  • 400 gramas de farinha de tapioca
  • 250 gramas de carne de sol (ou carne seca) desfiada
  • 100 gramas de queijo mussarela
  • 2 colheres de sopa de requeijão cremoso

Modo de Fazer

Recheio

Em uma panela antiaderente coloque uma colher de sopa de óleo, adicione o alho e a cebola e mexa até dourar. Adicione a carne de sol, misture um pouco e adicione o requeijão e misture bem para ficar homogêneo. Vai começar a ferver. Adicione o coentro e a cebolinha e mexa bem.

Massa

Em uma frigideira antiaderente, sem óleo, coloque a farinha de tapioca seca para forrar o fundo. Espalhe com uma espátula de silicone e aperte a farinha e as laterais para dar forma. Retire a panela do fogo e balance a frigideira para frente e para trás para que a tapioca fique solta.

Montagem

Quando a tapioca estiver solta, desligue o fogo, e ainda com a tapioca na panela, coloque a carne e um pouco do queijo por cima. Pegue a lateral da tapioca e feche, formando uma meia lua, aperte com a espátula. Acenda novamente o fogo para deixar o queijo derreter.

Está pronta!

Dica: A tapioca não tem segredo e você pode variar o recheio conforme quiser

 

Por Vânia nas categorias Receitas. Tags: , , , , , ,

Você vai gostar

Como Fazer a Tapioca Perfeita

Receita de Panqueca

Pizza sem glúten