Receita de Pão de Queijo Mineiro – Legítimo

Aprenda a fazer o delicioso pão de queijo mineiro, descubra como é simples e não tem segredo algum.

Receitas

Nada melhor que passar férias na casa da sua avó no interior de Minas Gerais só para acordar de manhã cedo e sentir o cheiro do pão de queijo assando no forno a lenha e comer com aquele cafezinho coado no coador de pano. Mas… já faz tempo que a vovó faleceu e tempo que não vou à Minas… então o jeito é a gente pôr a mão na massa e aprender a preparar o tradicional pão de queijo mineiro. Essa especiaria que dá água na boca só de falar. Aprenda a fazer o legítimo pão de queijo e descubra que ele é super fácil e simples de fazer e que é rápido e fica tão gostoso quanto as lembranças da infância.

Ingredientes

O tradicional pão de queijo mineiro.

  • 250 gramas de queijo meio curado ralado (ou aquele queijo que você esqueceu na geladeira e ficou duro e amarelado e ruim para comer com pão)
  • 1/2 copo (lagoinha) de óleo soja  (já que a receita é mineira, vamos chamar o copo americano como os belo-horizontinos o chamam)
  • 1/2 quilo de polvilho doce (muita gente faz com polvilho azedo, mas a textura da massa não fica tão boa)
  • 1 copo (lagoinha) de leite de vaca integral
  • 1 colher (sobremesa) de sal
  • 3 ovos inteiros

Modo de Fazer

Numa panela, coloque o leite, o óleo e o sal e leve ao fogo para ferver, misture e assim que começar a ferver desligue. Pegue uma tigela funda e coloque o polvilho, adicione esta mistura quente de leite ao polvilho seco e misture. Esse processo é chamado de escaldar o polvilho. Mexa bem com uma colher. Depois coloque os ovos, um a um, misturando nos intervalos. Depois dos ovos misturados, mãos à massa! Misture a massa com as mãos, misture até ficar homogêneo. Depois adicione o queijo à massa e misture mais. A massa deve ficar homogênea, solta e fácil de trabalhar, soltando das mãos, para que seja possível moldar, fazendo as bolinhas.

Peque um tabuleiro de teflon, pois não deve ser untado e vá retirando pedaços da massa e fazendo bolinhas, enrolando-nas nas mãos, do tamanho desejado e coloque no tabuleiro com um espaço entre elas para que não grudem quando crescerem. Leve ao forno que já deve estar pré-aquecido por cerca de 30 minutos. Assim que ele começar a ficar levemente dourado pode retirar do forno.

 

Dica 1: Você pode fazer com sabor parmesão, mas para que não fique muito forte, faça na seguinte proporção 100 gramas de parmesão e 150 de queijo meia cura.

Dica 2: O pão de queijo pode ser guardado congelado como os que você compra no supermercado.

 

Por Vânia nas categorias Receitas. Tags: , , ,

Você vai gostar

Torta Integral de Legumes no Liquidificador

Pão Fit de Microondas

Pizza de Frigideira em 2 minutos!