Receita do Legítimo Pão de Queijo Mineiro

Aprenda a fazer o delicioso pão de queijo mineiro, o legitimo e original, e descubra como é simples e não tem segredo algum. Saiba os ingredientes que pode utilizar para complementar sua receita.

Receitas

Nada melhor que passar férias na casa da sua avó no interior de Minas Gerais só para acordar de manhã cedo e sentir o cheiro do pão de queijo assando no forno a lenha e comer com aquele cafezinho coado no coador de pano. Mas, quando não temos essa oportunidade, o jeito é a gente pôr a mão na massa e aprender a preparar o tradicional pão de queijo mineiro.

Essa especiaria que dá água na boca só de falar foi criada exatamente no estado de Minas Gerais, em meados do século XVIII.  Mas foi em 1950 que o pão ficou conhecido no Brasil inteiro. Existem muitas receitas de pão de queijo, mas a maioria das pessoas concordam que a original é a melhor que existe. Hoje, aprenda a fazer o legítimo pão de queijo e descubra como ele é super fácil, simples e rápido. Tenho certeza que irá ficar tão gostoso quanto os das lembranças da infância.

Receita de Pão de Queijo

Ingredientes

  • 250 gramas de queijo meio curado ralado (ou aquele queijo que você esqueceu na geladeira e ficou duro e amarelado e ruim para comer com pão).
  • 1/2 copo lagoinha de óleo soja  (já que a receita é mineira, vamos chamar de copo americano, como os belo-horizontinos o chamam).
  • 1/2 quilo de polvilho doce. Muita gente faz com polvilho azedo, mas a textura da massa não fica tão boa.
  • 1 copo lagoinha de leite de vaca integral.
  • 1 colher de sobremesa de sal.
  • 3 ovos inteiros.

Modo de Fazer

Numa panela, coloque o leite, o óleo e o sal e leve ao fogo para ferver, misture e assim que começar a ferver, desligue. Pegue uma tigela funda e coloque o polvilho, adicione esta mistura quente de leite ao polvilho seco e misture. Esse processo é chamado de escaldar o polvilho. Mexa bem com uma colher. Depois coloque os ovos, um a um, misturando nos intervalos. Depois dos ovos misturados, mãos à massa! Misture a massa com as mãos, misture até ficar homogêneo. Depois adicione o queijo à massa e misture mais. A massa deve ficar homogênea, solta e fácil de trabalhar, soltando das mãos, para que seja possível moldar, fazendo as bolinhas.

Peque um tabuleiro de teflon, pois não deve ser untado e vá retirando pedaços da massa e fazendo bolinhas, enrolando-nas nas mãos, do tamanho desejado e coloque no tabuleiro com um espaço entre elas para que não grudem quando crescerem. Leve ao forno que já deve estar pré-aquecido por cerca de 30 minutos. Assim que ele começar a ficar levemente dourado pode retirar do forno. O segredo do pão de queijo é que ele fique crocante por fora e macio por dentro.

O tradicional pão de queijo mineiro.

Esta é a receita original do pão de queijo mineiro, mas isso não significa que não possamos incrementa-la. Muitas pessoas colocam também parmesão ralado na massa, mas cuidado para que não fique muito forte. Faça na seguinte proporção de 100 gramas de parmesão para 150 de queijo meia cura.

Ademais, podemos também fazer o pão de queijo recheado de diversos sabores, como frango, calabresa, bacon, palmito, dentre outros ingredientes. Para fazer assim, basta preparar o recheio de sua escolha antes do preparo da massa e reserva-lo. Deixe o recheio esfriar para que ele não amoleça sua massa. Quando for rechear, pegue um pouco de massa, abra-a e coloque recheio no meio dela. Depois, feche com cuidado.

Também, essa nossa massa pode ser guardada congelada pelo tempo que quiser, como aqueles que compramos no supermercado. Enrole-os sem muito óleo na mão, e coloque-os em um prato, separados. Assim, na hora em que for congela-los juntos, numa mesma sacola, eles não irão grudar um no outro.

Gostou desta receita? Comente aqui se a testou ou se conhece outra?

Por Vânia nas categorias Receitas. Tags: , , ,

Você vai gostar

Receita de Molho Branco com Creme de Leite

Polvilho Doce ou Azedo: Descubra a diferença.

Tortinhas de Tomate e Queijo de Cabra - Receita