Receita de Escondidinho de Carne Seca

Aprenda a fazer o tradicional escondidinho de carne seca que é uma delícia e ainda arrasa em qualquer evento principalmente quando servido em mini porções.

Receitas

Sucesso total em qualquer ocasião, o escondidinho de carne seca é bem vindo sempre, seja como prato principal de almoço de domingo ou como finger food (também chamado de petit gourmet ou petit portion que são aquelas vasilinhas pequenininhas com um tipo de prato quente geralmente servido em coquetéis de bailes ou festas de casamento).

O prato é delicioso e pode ser servido como prato único, sendo acompanhado em caso de refeição, apenas por arroz branco e salada. Sempre vale lembrar que ao servir um prato único você deve ter certeza de que todos os convidados comem o que será servido, portanto certifique-se que não tem nenhum vegetariano ou vegan na sua lista. Do contrário, prepare um prato que agradará a todos ou um especialmente para os que não comem carne.

Vamos à receita!

Ingredientes

O escondidinho de carne seca servido em mini porções é a sensação das festas de casamento.

  • 500 gramas de carne seca de boa qualidade
  • 1 kg de mandioca (aipim)
  • 1/2 cebola ralada fina
  • 1 copo de requeijão cremoso
  • azeite de oliva a gosto
  • leite a gosto
  • sal a gosto
  • margarina a gosto
  • 1 xícara de salsinha picadinha.

Como Fazer

Em uma panela funda coloque água para ferver, quando começar a ferver coloque a carne seca em pedaços médios para cozinhar. Depois que estiver cozida, limpe a gordura e com as mãos desfie a carne em pedaços médios e reserve. Para fazer o purê de mandioca você vai precisar de outra panela; cozinhe a mandioca apenas com água, sem tempero, até que fique macia. Se você não importa em usar a panela de pressão, pode usá-la mas como muita gente tem medo de usar, pode cozinhar numa panela comum, porém vai demorar. Deixe ela cozinhar até ficar fácil enfiar o garfo.

Depois da mandioca cozida, escorra a água e numa vasilha amasse a mandioca com a ajuda de um garfo. Vá adicionando aos poucos leite e margarina e continue amassando.O leite quente te ajudará neste processo. Adicione sal a gosto. Misture tudo isso até formar um creme bonito e homogêneo.

Em outra panela coloque o azeite, a margarina e refogue a cebola até ela ficar transparente. Adicione a carne desfiada e a salsinha. Misture bem e reserve.

Como Montar

Você agora vai decidir se vai fazer numa vasilha grande ou se nos pirex para finger food. Mas a montagem é a mesma. Forre a vasilha com o purê de mandioca, espalhe bem. Depois coloque a camada da carne seca que você preparou e espalhe. Por cima cubra com um copo de requeijão cremoso. A dica é não deixa-lo na geladeira para não ficar duro e difícil de espalhar, ou então dê uma aquecida mínima nele no microondas para facilitar o manuseio.

Depois leve ao forno pré aquecido apenas para derreter o requeijão completamente. Não tem que cozinhar pois todos os ingredientes já estão cozidos. Espere o requeijão dar aquela cor moreninha de gratinado . Se gostar, pode colocar parmesão ralado também. Retire do forno e é só servir!

Atenção: o escondidinho guarda muito calor, portanto alerte seus convidados para que eles não se queimem ao comer.

Por Vânia nas categorias Receitas. Tags: , ,

Você vai gostar

Arroz de Risoto: Conheça o Arroz Arbório, Carnaroli e Vianole Nano

Risoto de pêras com queijo brie

Almoço de torta de bacalhau para Páscoa