Receita de Creme de Avelãs (Nutella Caseira)

A Nutella é um creme feito com avelãs comercializado em todo o mundo. Ela é cremosa,saborosa e faz sucesso entre crianças e adultos. O preço é caro, mas você pode economizar fazendo a receita caseira.

Receitas

Você sabia que a Ferrero, que produz a Nutella, é responsável pela compra de cerca de 25% de toda a avelã produzida no mundo? Recentemente, com a redução na oferta da semente por causa de mudanças climáticas, a produção de Nutella foi bastante afetada, havendo alta de preço em quase todos os países. E se você costuma comprar o creme de avelãs mais famoso do mercado, sabe que, apesar de doce, o preço é bem salgado.

Quem tem um pouco mais de tempo e disposição pode fazer o creme de avelãs em casa.  Além da economia, a receita de Nutella caseira é boa para quem quer observar melhor a qualidade dos alimentos consumidos. Assim você fabrica o produto e sabe o que foi usado em cada etapa do processo.

Não é difícil fazer a Nutella caseira. O mais complicado, na verdade, é encontrar as avelãs para comprar. Se você tem o produto disponível na sua região, a receita é muito simples. Ah, observe o preço para a versão feita em casa não ficar mais cara que o produto pronto!

Nutella Caseira

Nutella Caseira

Ingredientes

Os ingredientes necessários para fazer o creme de avelãs são:

  • 2 xícaras (chá) de avelãs (aproximadamente 300 gr)
  • 10 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de manteiga com sal
  • 1 pitada de sal
  • 2 colheres (chá) de extrato de baunilha
  • leite fervente

Modo de Preparo

O primeiro passo é torrar as avelãs.Você pode fazer isso no forno convencional ou no microondas. Se for fazer no microondas, é mais rápido. Basta colocar as avelãs em um prato e levar ao forno por 4 minutos em potência alta. Depois é só descascar para usar na receita.

Coloque as avelãs no processador ou no liquidificador e bata até obter uma farinha fina. Depois acrescente o chocolate em pó, a manteiga, o sal e o extrato de baunilha. Tire o leite do fogo imediatamente depois de ferver e vá jogando aos poucos até obter o ponto de Nutella (cerca de 200 ml).

Guarde em potes e leve para gelar por pelo 24 horas antes de consumir. O creme fica ótimo com pães, biscoitos ou mesmo como recheio de bolos e cupcakes.

Dicas

  • Se você quiser que o creme fique menos doce, acrescente açúcar conforme seu paladar. Também é possível usar açúcar demerara.
  • O chocolate usado deve ser aquele mais puro, com alto teor de cacau, e não o achocolatado. Dá pra fazer também com cacau em pó (o sabor pode ficar um pouco mais amargo).
  • É muito importante que o leite usado esteja realmente muito quente para que a receita chegue no ponto certo. Você poderá controlar se quer mais ou menos cremoso.

Por Mila Silva nas categorias Receitas. Tags: , , , ,

Você vai gostar

Peixe Assado no Forno

Como Preparar Lanches Rápidos, Fáceis e Saudáveis

Massa Sem Carboidratos Para Pizza