Receita de Creme Alpino para Cobertura

Nada mais gostoso que um bolo de chocolate caseiro bem recheado. Se você adora essa sobremesa, vale a pena aprender a receita do creme alpino, que pode ser usado como recheio e cobertura.

Receitas

Um bolo bem recheado e com uma bela cobertura é irrecusável. Por isso, a dica de hoje é uma receita de recheio e cobertura consistente para bolos e cupcakes. O creme alpino é feito com chocolate amargo, o que garante o sabor e a consistência mais durinha.

Seguindo atentamente o modo de preparo e os truques, você poderá fazer em casa essa delícia sem gastar muito.

Ingredientes

Para fazer o creme alpino em casa você vai precisar de:

  • 1 lata de 400 g de doce de leite cremoso
  • 300 g de chocolate meio amargo
  • 2 colheres (sopa) de cacau em pó
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha

    Creme alpino

    Esse creme vai deixar seus bolos muito mais gostosos!

Modo de Preparo

O primeiro passo é derreter o chocolate. Comece picando o chocolate para facilitar o derretimento. Coloque os pedaços em um recipiente de cerâmica dentro de uma panela com água quente. Tome cuidado, pois o chocolate não pode, de jeito nenhum, entrar em contato com a água. Use uma espátula de silicone para mexer suavemente até que todo o chocolate esteja derretido. Se preferir usar o microondas, controle o tempo para o chocolate não agarrar e queimar.

Agora que o chocolate já está derretido, coloque o creme de leite, o doce de leite, o chocolate em pó e a essência de baunilha para bater na batedeira até obter uma creme consistente. Depois vá acrescentando o chocolate derretido aos poucos, batendo na velocidade mais leve. Assim que o chocolate for incorporado, bata por mais algum tempo. O creme deve ser guardado na geladeira por algumas horas para ganhar consistência.

Como Usar?

O creme alpino pode ser usado como cobertura e recheio de bolos. Para tanto, basta espalhá-lo com uma espátula até obter uma cobertura lisa. Uma dica é finalizar com lascar de chocolate ao leite e algumas cerejas marrasquino, que combinam muito bem como o sabor do creme.

Se for utilizar para cobrir cupcakes, preste atenção na consistência. Em dias mais quentes, a cobertura pode ficar mole fora da geladeira, interferindo na apresentação dos bolinhos. Nesse caso, é melhor usar o creme como recheio, furando o cupcake na parte central. Depois cubra com o frost de costume.

Dicas:

  • Para deixar seu creme mais gostoso, um chocolate amargo puro de boa qualidade. Ele não deve ser substituído por chocolate ao leite, porque o doce de leite já é muito doce;
  • Se quiser, use licor de cacau no lugar da essência de baunilha para destacar ainda mais o sabor do creme;
  • O doce de leite pode ser feito com leite condensado cozido na pressão. Observe a quantidade pois uma lata de leite condensado não será suficiente.

Por Mila Silva nas categorias Receitas. Tags: , , , ,

Você vai gostar

Bolo Gelado de Tapioca

Receita de Chantilly Caseiro

Receita de Cupcakes

Comentários (2)

  • Lidia Maria disse em 30/12/2015 às 12:40:

    Fiz esse creme alpino, ficou maravilhoso, divino, ponto de bico perfeito… mas sobrou mais ou menos 1/3 da receita, não sei como conservar, posso congelar? Ou só mantê-lo na geladeira?
    Obrigada pela atenção
    Abraço
    Lidia

    • Vânia disse em 08/01/2016 às 10:00:

      Sugiro manter apenas refrigerado, não congelar. Abraço!