Pizza Vegana – Receita de tofupiry fácil

Aprenda a fazer uma deliciosa pizza vegana com tofupiry, uma espécie de patê de tofu, que pode ser utilizado em diversas receitas veganas. Saiba aqui como se faz também o tofupiry.

Receitas, Vegetariana

Algumas pessoas seguem a dieta Vegana, que exclui o consumo de qualquer produto de origem animal do seu cardápio diário (carnes, ovos, laticínios, gelatina, mel, etc). Há várias razões pelas quais as pessoas seguem essa dieta.

Algumas a fazem para ter uma boa saúde, pois já foi demonstrado que o consumo de produtos de origem animal contribui para o desenvolvimento de várias doenças, dentre elas câncer, problemas cardíacos e síndromes degenerativas do sistema nervoso. Outras pessoas são veganas por causa de preocupações éticas com o bem-estar animal. São as pessoas que não concordam com a morte de animais para o sustento do ser humano, sobretudo da forma que alguns estabelecimentos utilizam para abater esses animais. Outras pessoas ainda aderem à dieta vegana com o propósito de emagrecimento, já que os alimentos de origem animal costumam ser bastante calóricos.

Independente de qual seja a razão pela qual você é vegan, vamos dar aqui uma receitas de pizza que não leva nenhum ingrediente de origem animal, é a pizza de tofupiry. Afinal, não é porque você não come carne e derivados de animais, que não pode comer coisas gostosas. E essa receita serve pra você também, que não é vegan, mas que quer diminuir o consumo de carnes, laticínios e outros produtos de origem animal, ou que está só curioso para provar essa delícia saudável. Quem sabe você não adiciona essa novidade no seu dia-a-dia?

Você vai precisar de uma massa de pizza comum para essa receita. Acesse o link para ver a receita da massa. Abaixo veremos os ingredientes e o modo de preparo da cobertura dessa pizza.

Pizza de Tofupiry

Ingredientes

  • Molho de tomate
  • Tofupiry (receita abaixo)
  • Vegetais variados: brócolis, pimentão vermelho e verde, tomate, cebola, etc.
  • Azeitonas verdes e pretas
  • Sal, pimenta e orégano a gosto
  • Azeite (para regar)

Modo de Preparo

Comece preparando o tofupiry, que é uma mistura muito utilizada na culinária vegana (receita abaixo). Depois fervente o brócolis por alguns minutos e reserve. Refogue rapidamente os demais vegetais e também reserve. Depois da massa pronta, espalhe uma camada de molho de tomate sobre a massa e outra de tofupiry. Em seguida, coloque o brócolis, cortado em pedaços pequenos, e os demais vegetais, já refogados. Tempere com sal, pimenta e orégano a gosto. Decore com azeitonas verdes e pretas e leve ao forno preaquecido a 180° por 15 a 20 minutos, ou até que massa comece a dourar. Retire do forno, regue com azeite e sirva.

Pizza de Tofupiry, ideal para quem segue uma dieta vegana

Pizza de Tofupiry, ideal para quem segue uma dieta vegana

Tofupiry

Vamos agora ensinar como se faz o tofupiry, que é utilizado nesta receita e também pode ser usado em outras receitas veganas. Pode ser usado também como um patê, em biscoitos e torradas.

Ingredientes

  • 1 xícara de tofu amassado com o garfo
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo

Coloque o tofu amassado, junto com o azeite, o sal e a pimenta no liquidificador ou processador. Bata tudo até que vire uma pasta. Está pronto! Este patê de tofu pode ser guardado em geladeira, de acordo com a data de validade do tofu. Guarde em um pote de vidro bem fechado.

Por Fabiana nas categorias Receitas, Vegetariana. Tags: , , , ,

Você vai gostar

Receita de Hambúrguer Vegano

Lasanha de Tofu-Pesto

Omelete de Tofu