Peixe à Moda Árabe

Uma receita refrescante e leve para o verão, o peixe à moda árabe é um prato muito saudável, indicado para a dieta do tipo sanguíneo O. O ômega 3 do peixe reduz o colesterol ruim e auxilia a memória e atenção.

Receitas

Nada como uma receita refrescante e leve nesse fim de verão, início de outono, não é mesmo?! As altas temperaturas pedem pratos mais leves e que não sejam tão quentes. O peixe, além de ser uma fonte magra de proteínas, é rico em ácidos graxos ômega 3, que ajudam a combater hipertensão e colesterol alto, e também auxiliam a memória e a atenção. As amêndoas, outro ingrediente dessa receita, são ricas em vitaminas do complexo B e vitamina E, além de ótimas fontes de gorduras boas. Elas são excelentes para a pele e para o cérebro. Essa receita é simples, porém muito saborosa, e é indicada para o cardápio da dieta do tipo sanguíneo O.

Além disso, pode ser usada na dieta de qualquer pessoa que queira perder peso ou manter a boa forma, mantendo uma alimentação saudável. Vamos à receita!

Ingredientes

Peixe assado à moda árabe

  • Filés de pescado
  • 7 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
  • 1 pimentão vermelho
  • 2 cebolas picadas em pedaços grandes
  • 60 g de amêndoas
  • 4 colheres (sopa) de sementes de romã
  • 3 dentes de alho picado
  • 100 g de tahine (pasta de gergelim)
  • 2 limões
  • 1 cacho de uvas verdes
  • Salsa, pimenta e sal a gosto

Instruções de Preparação do Prato

Limpe, lave e enxugue o peixe. Esfregue sal nos filés do peixe e coloque-os em um refratário. Regue com metade do azeite e deixe tomar gosto durante meia hora. Corte o pimentão em cubos e pique a cebola em pedaços grandes. Em uma frigideira, coloque o azeite de oliva e refogue o pimentão e a cebola. Junte as amêndoas picadas, apure durante 5 minutos e tire do fogo.

Acrescente as sementes de romã, uma boa parte de salsa picada e um pouco de sal e pimenta. Acerte o tempero do peixe, caso precise, coloque em uma assadeira e cubra com a mistura feita acima. Use papel alumínio para cobrir a assadeira antes de levá-la ao forno, que deve estar preaquecido a 200ºC, durante aproximadamente 40 minutos (verifique o peixe após os primeiros 20 minutos, e lembre-se que o tempo de cozimento varia com o seu forno). Se o forno não estiver muito bom, pode demorar quase uma hora.

Preparo do Molho

Descasque e soque os alhos, transformando-os em uma pasta. Misture o alho com o restante do azeite, o tahine e o sumo dos limões. Sirva o peixe decorado com as uvas e o resto da salsa picada. Sirva o molho à parte.

Se desejar, pode servir o peixe juntamento com arroz branco. Porém, se estiver de dieta, pode substituir por arroz integral. Saladas verdes também acompanham muito bem o prato.

Por Paula nas categorias Receitas. Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Você vai gostar

Ensopado de Cordeiro e Aspargo

Pasta de Amêndoas - Receitas

Os benefícios das amêndoas