Pasta de Amêndoas – Receitas

A pasta de amêndoas é uma forma criativa e deliciosa de comer essas sementes, e nós vamos ensinar duas receitas fáceis e rápidas dessa pasta: uma salgada e uma doce. Elas são boas para passar em pães, biscoitos, rechear bolos ou só comer pura mesmo.

Light, Receitas, Vegetariana

As amêndoas são sementes extremamente benéficas para a saúde, e podem ser consumidas diariamente, desde que em pequenas quantidades. Elas possuem a chamada “gordura boa”, que ajuda a reduzir o mau colesterol (LDL), enquanto aumenta o colesterol bom (HDL). Dessa forma, elas previnem problemas cardíacos e auxiliam a boa saúde do sistema cardiovascular. Possuem também vitaminas do complexo B e vitamina E, que são antioxidantes poderosos, para evitar o envelhecimento das células e prevenir o câncer. A vitamina E também é excelente para cuidar da pele.

Devido a grande quantidade de fibras presentes nas amêndoas, elas ajudam a regular o intestino, consequentemente ajudando no processo de emagrecimento. São excelentes para controlar o peso, pois dão a sensação de saciedade, evitando a impulsividade para comer.

A pasta de amêndoa é uma forma criativa e deliciosa de comer essas sementes, e nós vamos ensinar duas receitas fáceis e rápidas dessa pasta: uma salgada e uma doce. Elas são boas para passar em pães, biscoitos, rechear bolos ou só comer pura mesmo. Mas não se esqueça que não é para exagerar! Coma uma quantidade pequena diariamente para aproveitar os benefícios das amêndoas.

As Receitas

A pasta de amêndoas pode ser feita com amêndoas cruas, mas usar amêndoas torradas deixa o aroma e o sabor mais marcantes. Se você quiser torrar suas amêndoas, coloque-as numa travessa de alumínio e leve ao forno numa temperatura de 280°C por 20 minutos. De vez em quando abra o forno e dê uma mexida nas amêndoas para que elas torrem uniformemente, sem queimar na parte de baixo. Agora sim, vamos às duas versões da receita.

Versão Salgada

Para a versão salgada, você vai precisar de:

  • 1 xícara de amêndoas (torradas ou não)
  • ½ colher de café de sal
  • Óleo de girassol

Coloque as amêndoas e o sal no liquidificador e bata até ficarem completamente moídas e finas como uma farinha. Depois que estiverem assim, continue batendo e vá colocando o óleo lentamente até atingir a consistência de uma pasta grossa e cremosa. Prove e ajuste o sal, se necessário. É ideal para passar em pães e torradas.

Versão Doce

Para a versão doce, você vai precisar de:

  • 1 xícara de amêndoas (torradas ou não)
  • ½ xícara de açúcar
  • Óleo de girassol

    Pasta de amêndoas: uma receita saudável

Repita o mesmo procedimento da versão salgada, moendo finamente as amêndoas com o açúcar no liquidificador e depois adicionando o óleo de girassol aos poucos, até alcançar a consistência de uma pasta grossa e cremosa. Prove e ajuste o açúcar, se quiser. Esta versão fica excelente no recheio de tortas e bolos, mas também acompanha bem uma torrada.

As duas versões de pasta de amêndoas podem ser guardadas em potes de vidro bem tampados, em um local seco, arejado e longe da luz solar. Assim você pode aproveitar dos benefícios das amêndoas por vários dias sem muito trabalho.

Para saber mais sobre as amêndoas, confira nosso artigo sobre os benefícios das amêndoas para sua saúde! Saiba que bem você está fazendo para o seu corpo ao comer essa delícia! Sem exageros, é claro!

Por Paula nas categorias Light, Receitas, Vegetariana. Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Você vai gostar

Os benefícios das amêndoas

Os Benefícios do Tofu para sua Saúde

Dieta dos 8 Grãos