Molho de Tomate Caseiro Gourmet

Aprenda como fazer um molho de tomate caseiro gourmet para as suas receitas mais sofisticadas. Aprenda como tirar a pele do tomate também!

Alimentos Saudáveis, Light, Nutrição, Receitas, Vegetariana

A maioria das receitas de pratos italianos tem como ingrediente principal o molho de tomate. Seja para fazer uma lasanha, uma pizza ou mesmo uma berinjela.

E muitas vezes o segredo para que este prato seja um sucesso é de fato a qualidade do molho. Algumas vezes o molho não se sobressairá tanto e usar uma massa de tomate, do tipo extrato, ou molhos prontos que já vem refogado e temperado, daqueles de sachê, não prejudicará o sabor da sua receita. Mas haverá momentos em que você perceberá que é primordial ter um molho de tomate de qualidade. Um molho digno de chefe para fazer os pratos mais elaborados.

Vamos então ensinar a fazer um molho de tomate caseiro simples, porém que dê para usar em receitas sofisticadas.

Para um molho de tomate gourmet você precisa primeiramente de bons ingredientes. Então tudo o que for comprar escolha aqueles com a melhor qualidade, só assim terá um molho diferenciado.

Ingredientes para o Molho

molho de tomate caseiro

Molho de Tomate Caseiro Gourmet

  • 1kg de tomates maduros. Os tomates maduros são aqueles bem vermelhos, porém que não estejam apresentando sinais de que estejam passando do ponto. Sem manchas escuras ou amassados
  • 1 cebola média picada em cubinhos pequenos. A cebola pode ser a branca ou a roxa.
  • 1 litro de água fervente (sempre tome cuidado para não se queimar)
  • 1 folha de louro
  • 2 dentes de alho picados bem miudinho
  • ¼ de xícara (de chá) de azeite
  • Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto

Como Tirar a Pele do Tomate

  1. Pegue os tomates devidamente lavados e embaixo deles onde fica o cabinho, corte um X e coloque-os para ferver numa panela com água por 30 segundos.
  2. Em outra panela coloque água gelada e gelo.
  3. Com cuidado, transfira com uma escumadeira os tomates da água quente para a água gelada
  4. Depois desse choque térmico, puxe a pele pelo corte que fez. Verá que sairá facilmente.

Como Fazer o Molho de Tomate

Corte os tomates ao meio, e retire as sementes com as mãos, não faça isso sob a torneira pois o sabor fica comprometido se ele for lavado. Depois corte em tiras e em seguida faça pequenos cubinhos. Reserve.

Numa panela grande e funda, coloque o azeite e a cebola e refogue até a cebola ficar transparente. Adicione o alho e refogue por mais um tempinho. Em seguida coloque os tomates e continue mexendo. Coloque o litro de água fervente, o sal, a pimenta e a folha de louro. Tampe a panela e deixe ferver por cerca de uma hora. Mexa de vez em quando. E desligue quando a consistência estiver do seu gosto.

Aprenda a Congelar e Descongelar o Molho

Não tem segredos, apenas espere o molho esfriar completamente, coloque em uma vasilha de vidro com tampa hermética, coloque a etiqueta de de identificação e coloque no freezer. Não é bom deixar mais que dois meses para garantir a qualidade. Quando precisar de usar basta tirar do freezer e deixar dentro da geladeira para ele descongelar e depois utilizar na sua receita. Pode usar o micro-ondas também.

Por Vânia nas categorias Alimentos Saudáveis, Light, Nutrição, Receitas, Vegetariana. Tags: , ,

Você vai gostar

Arroz de Risoto: Conheça o Arroz Arbório, Carnaroli e Vianole Nano

Salada de Pepinos

Berinjela com molho de tomate e temperos torrados

Comentários (1)

  • Rosa Fontoura Martins disse em 19/02/2016 às 11:24:

    Amei e estou muito feliz espero receber muito mais
    o que posso substituir qdo não tiver feno de grego;
    preciso que meus cabelos cresçam rapido.