Lasanha de Berinjela Light

Aprenda a receita de uma deliciosa lasanha de berinjela, ideal para quem está de dieta! Sem carboidratos, sem glúten! Recomendado para vegetarianos e veganos!

Receitas

A receita de lasanha de berinjela é uma ótima opção para quem quer um prato com gostinho de massa, mas sem carboidratos! Perfeita para aquele almoço de domingo de quem está seguindo a Dieta Dukan! Indicada também para a dieta da proteína ou  dieta sem glúten e para os vegetarianos.

Para quem não está seguindo nenhuma dieta, esta lasanha simples pode ser incrementada com fatias de presunto, molho a bolonhesa, ou intercalar com molho branco para quem gosta dos dois molhos.

Para quem segue a dieta vegana, recomenda-se substituir a mussarela pelo queijo de soja (tofu). Uma outra opção para os veganos é em caso de molho à bolonhesa, substituir a carne moída pela proteína de soja texturizada.

Sempre bom relembrar que a palavra berinjela é correta no Brasil e em Portugal é beringela, então podemos dizer que em português as duas formas de grafar a palavra estão corretas.

Ingredientes

Lasanha de Berinjela Light para quem está de dieta!

  • 2 berinjelas tamanho médio
  • 1 cebola picada em cubinhos
  • 3 dentes de alho amassados
  • molho de tomate
  • 200 gramas de mussarela light fatiada
  • azeite
  • sal e pimenta a gosto
  • queijo parmesão ralado para gratinar

Modo de Fazer

Lave bem as berinjelas e fatie-as com a casca no sentido do comprimento delas, em fatias finas mas com cuidado para não ficar rasgada. Reserve.

Numa panela grande, coloque uma colher de azeite, o alho e a cebola e refogue. Após dourar, coloque o molho de tomate, tempere com sal e pimenta e deixe ferver.

Quando começar a ferver, coloque as fatias de berinjela para cozinhar um pouco. Coloque de modo a não dobrá-las. É apenas para ficar mais macias. Não precisa cozinhar muito pois ainda irá ao forno.

Colocar cubinhos de abobrinha no molho é uma forma de torná-la mais nutritiva.

Montagem

Forre o fundo de uma assadeira com um pouco do molho, e em seguida coloque as fatias de berinjela. Há a opção de colocar as fatias empanadas à milanesa, mas não tem necessidade. Elas substituirão a massa pronta. Após colocar as fatias de berinjela, coloque uma camada do molho, e cubra com fatias de queijo. Repita as camadas quantas vezes for necessário.

A última camada deve ser finalizada com queijo parmesão ralado para gratinar.

Leve ao forno pré aquecido até que o queijo fique dourado. É possível terminar de cozinhar a lasanha no microondas, mas o efeito gratinado não fica tão bom quanto no forno comum.

 

Por Vânia nas categorias Receitas. Tags: , , , , , , , ,

Você vai gostar

Copinhos de chocolate recheados de mousse de limão

Pão Fit de Microondas

Receitas Fáceis com Quinoa