Receita de filé de peixe assado no forno

Aprenda a fazer um delicioso filé de peixe assado no forno. Além de ser um prato super saboroso, faz muito bem para a saúde, por ser uma carne magra e rica em ômega 3.

Receitas

O peixe é um alimento que deveria ser muito mais consumido pela população. Algumas pesquisas mostram que o brasileiro só consome pouco mais da metade da quantidade de peixe recomendada por ano. A média é um consumo de 9 quilos ao ano, enquanto a OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda o consumo de 12 quilos. As pesquisas mostram que a região que mais consome peixe é a região Norte. Esta região até consome mais do que a média brasileira (cerca de 17 quilos por ano). E a região que menos consome peixe é a região Sul, que não chega a consumir nem 2 quilos por ano.

Essa carne deveria ser mais consumida por fazer muito bem para a saúde. É uma excelente fonte de proteína, além de ser uma carne magra. Outro grande motivo para consumir peixe é a quantidade de ômega 3 presente na carne. O ômega 3 é uma gordura insaturada que ajuda a reduzir a quantidade de colesterol no sangue.

Mas os especialistas orientam que o consumo do peixe deve ser assado, cozido ou grelhado. O peixe frito, além de perder muitos dos seus nutrientes, concentra uma grande quantidade de gordura ruim, que pode entupir as veias e causar doenças cardiovasculares, além de aumentar o colesterol.

Por isso, vamos ensinar uma deliciosa receita de filé de peixe assado no forno, que vai agradar toda a família e você ainda pode fazer para receber visitas para o almoço ou jantar.

Filé de Peixe Assado no Forno – Receita

Ingredientes

  • 500 g de filé de peixe (pode ser tilápia, saint peter ou outro)
  • 4 batatas grandes descascadas e cortadas em rodelas de meio centímetro de espessura
  • 2 tomates bem picadinhos
  • 1/2 pimentão (se for grande, se for um pimentão pequeno, pode ser 1 inteiro – vai do gosto também)
  • 1 cebola média picada em cubos
  • 1 colher (de sopa) cheia de alcaparras
  • Cheiro verde a gosto
  • Coentro a gosto (opcional)
  • 1/2 colher (de sopa) de sal
  • 1 dente de alho espremido
  • Azeite a gosto

    Se desejar, pode adicionar azeitonas à receita

Modo de Fazer

Comece temperando o filé de peixe. Use apenas sal e alho para temperar e reserve. Em outra vasilha, misture o tomate, a cebola, o pimentão e as alcaparras e tempere com um pouco de sal. Junte também o cheiro verde e o coentro, se quiser. Misture bem e reserve.

Unte um refratário com o azeite e cubra toda a superfície com as batatas em rodelas. Por cima das batatas, espalhe os filés de peixe. Coloque sobre as camadas a mistura de tomate, cebola e pimentão que já está reservada. Espalhe sobre todos os filés.

Regue a receita com bastante azeite e leve ao forno pré-aquecido em temperatura média por aproximadamente 30 a 40 minutos. Você saberá quando está pronto quando o líquido que se forma no fundo da assadeira secar e o peixe estiver dourado.

Retire do forno e sirva imediatamente. A receita pode ser acompanhada de arroz branco, ou arroz integral, para ficar ainda mais light. Faça também uma salada de folhas verdes temperada com limão e azeite.

Por Fabiana nas categorias Receitas. Tags: , , , ,

Você vai gostar

Bacalhau à Rossini - Receita

Peixe à Moda Árabe

Dieta do Shake: Perca 2 kg em 10 dias (Parte 2)