Filé Mignon Suíno: Como Temperar, Preparar e Fazer Assado

Receita deliciosa, simples e fácil de fazer. Confira o passo a passo para temperar um filezinho do porco, ou cabeça do lombo, e como deixá-lo assado com sucesso.

Receitas

O filé mignon suíno é uma carne extremamente macia e de fácil cozimento, por isso ele esconde diversos segredos. O maior deles está no tempo de cozimento, que é essencial para que a carne continue aprazível e suculenta após o preparo até o momento de servir.

Existem muitas meios de preparo, mas todos os segredos de um bom filé mignon suíno assado eu te conto nesse passo a passo fácil e rápido…

Ingredientes

file mignon suino

file mignon suino

  •  1 Kilo de Filé Mignon suíno
  •  Salsinha, cebolinha, manjericão e hortelã
  •  Gengibre
  •  Pimenta calabresa
  •  1 Cebola picada
  •  5 Colheres de sopa de shoyu
  •  Sal a gosto
  •  Azeite de Oliva
  •  1 Copo de água

Como temperar?

Em um prato coloque a peça do Filé Mignon e, utilizando uma faca pequena, é preciso fazer cortes em todo o segmento da carne. Isso vai fazer com que o tempero penetre na carne com mais facilidade e manterá o sabor homogênio (se temperar sem estes cortes, poderá correr o risco de uma carne temperada por fora e sem sabor por dentro). Uma vez feitos os cortes, em uma vasilha funda adicione à carne, com exceção da água, todos os outros ingredientes.

Com as mãos misture bem, de forma que o tempero entre na carne e se espalhe por toda a carne. Adicione a água e deixe marinar por um período entre trinta minutos a uma hora. Para pessoas mais pacientes ou que não tem tanta pressa no preparo, uma boa dica é deixar a carne no processo de marinar durante a noite, assim, o tempero tem mais tempo para entrar na carne e o resultado é fenomenal.

Como preparar?

Depois de marinado, em um refratário, coloque a carne e alguns ingredientes como a cebolinha, salsinha, manjericão, hortelã e a cebola. Lembre-se de não colocar junto com a carne o líquido, mas não descartá-lo, você vai precisar dele mais tarde!

Após passar a carne para o refratário, leve ao forno por 45min à 60min sendo o forno de 180ºC a 200ºC.

Lembra-se daquele caldo que você usou para temperar o filé? Aqui vai outro segredo! O caldo que você reservou antes de colocar a carne no forno pode ser colocado aos poucos na carne durante o cozimento. Então, em um intervalo de cinco a dez minutos, você pode colocar por cima da carne duas ou três colheres do líquido. Repita o processo até acabar o líquido. Esse processo ajuda muito no gosto suculento e delicioso do filé.

Assim que o filé já estiver coradinho, é a deixa para você saber que está pronto! Sirva com arroz ou o acompanhamento que preferir e bom apetite!

Por Ana Liberato nas categorias Receitas. Tags: , , , ,

Você vai gostar

Como Fazer Pipoca Doce

Bife Grelhado com Molho de Queijo Parmesão

Torta de Frango Sadia - Receita