Dietas para crianças com cardápio fácil

As crianças precisam de uma alimentação balanceada e nutritiva, veja aqui uma sugestão de cardápio infantil e uma receita completa e simples de fazer.

Alimentação Infantil, Receitas

Com a alimentação balanceada fácil e apetitosa que nos é oferecida hoje em dia, até mesmo as crianças estão acima do peso. E isso não é nenhuma novidade, até porque, além da alimentação rica em açúcar há outros fatores como o sedentarismo que as crianças enfrentam. O que assusta e preocupa os especialistas, acaba passando por despercebido por muitas pessoas e principalmente os pais. São 41 milhões de crianças obesas entre 1990 e 2014, conforme OMS (Organização Mundial da Saúde).

São vários os fatores responsáveis por esse aumento, desde os fatores biológicos, falta de exercícios físicos e até mesmo um desregulamentação no mercado de alimentos processos, que hoje se tornou mais barato e acessível para os pais. Logo, a falta de tempo costuma ser uma das desculpas dos pais na hora de levar ao filho uma boa refeição. Mas, uma boa alimentação para as crianças começa muito antes de ela começar a comer por si só. E depois vai seguindo. Vamos passar para vocês algumas dietas que as crianças podem fazer. Elas são saudáveis e nutritivas. Lembrando que a família é um pilar muito importante nesta construção, ela precisa comer junto e apoiar.

O cuidado com a alimentação das crianças precisa ser diário. Também não adianta os pais fazerem uma dieta radical. O mais importante é cuidar com os alimentos processados, doces e claro, o grande vilão: refrigerante. Uma boa ideia é também fazer os pratos ficarem divertidos. Experimente com as rodelas dos legumes, por exemplo, criar carinhas de bichinhos, eles vão adorar!

Abaixo algumas opções de dieta. Lembrando que o aconselhável é levar a criança em uma consulta com o nutricionista para ele verificar qual o seu peso, e de acordo com idade receitar a melhor dieta, devendo sempre ser nutricional e não radical.

Sugestão de Cardápio para uma Dieta

Café da Manhã: um copo de leite, uma porção de pão integral e uma fruta.
Lanche da Manhã: frutas diversas.
Almoço: salada de folhas verdes e tomate, arroz, feijão, frango com legumes e salada de frutas na sobremesa.
Lanche da tarde: suco de frutas + 1 cookie (integral, preferencialmente).
Jantar: salada de folhas e cenoura mais uma porção de feijão.

Esta é uma opção bem simples de cardápio e nutritiva. Sempre dê muitas frutas às crianças e leve junto com você para onde for!

Para as crianças, fazer prato divertido

Sopa de carne e legumes

Você vai precisar de:

  • meia xícara de soja;
  • duas colheres de sopa de óleo de girassol;
  • uma cebola pequena bem picada;
  • um dente de alho pequeno amassado;
  • 140 gramas de patinho (sem gordura), cortado em pedaços grandes;
  • meia xícara de arroz branco;
  • uma cenoura média picada;
  • 140 gramas de agrião sem os talos;
  • uma pitada de sal;

Para fazer a receita, primeiro você deve deixar a soja de molho na geladeira por aproximadamente três horas, isso faz com que ela fique mais macia. Depois cozinhe-a com a água do molho em panela de pressão por cerca de quarenta minutos, contados a partir do momento em que a panela começar a pressão.

Em uma panela separada, adicione o óleo, acrescente cebola e alho e deixe ficar dourado, mas sem queimar demais. Posteriormente coloque a carne e 2 xícaras de chá de água. Deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos. Depois coloque arroz, cenoura, agrião e cozinhe até a carne e os ingredientes ficarem macios. O aconselhável é retirar a carne cozida e desfiar e passar pelo processador deixando pedacinhos. Aqueça antes de sair e sirva morna.

Pronto! As crianças vai adorar o prato, além de ser bem nutritivo.

Por Angelica nas categorias Alimentação Infantil, Receitas. Tags:

Você vai gostar

Peixe Assado no Forno

Como Preparar Lanches Rápidos, Fáceis e Saudáveis

Massa Sem Carboidratos Para Pizza