Dieta dos 8 Grãos

Emagreça sem passar fome com a dieta dos 8 grãos, rica em fibras, vitaminas, minerais e ácidos graxos que além de fazer você perder peso, vai melhorar sua energia e disposição!

Dietas, Receitas

A dieta dos 8 grãos é ótima para quem quer emagrecer sem passar fome! Isso porque ela contém alto teor de fibras e traz uma sensação de saciedade duradoura, além de estabilizar o nível de glicose no sangue.

Benefícios

O arroz integral, por exemplo, é rico em vitaminas B1, B2, B6, PP, e ácido pantotênico, que promovem um metabolismo saudável, controlam o stress, reduzem níveis de colesterol ruim, e tem ação antioxidante.

A cevada, aveia e trigo são ricos em proteínas, que são essenciais para os músculos e para a elasticidade da pele, além de auxiliar a sintetização de hormônios, como a insulina.

A canola e a linhaça são fontes riquíssimas em ômegas 3, 6 e 9, essenciais para o bom funcionamento do cérebro (esses ácidos graxos formam a bainha de mielina que reveste os neurônios e promove a boa condutividade de sinais elétricos entre eles), além de reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL). O consumo de gorduras insaturadas como os óleos de canola e linhaça está associado a uma boa saúde do sistema cardiovascular como um todo.

A quinoa, mesmo sendo uma das “febres do momento”, é conhecida há séculos pelos povos Incas, os quais a chamavam de chisaya mama, ou “mãe de todos os grãos”. Apesar de conter mais proteínas que o trigo e a aveia, a quinoa não é um grão, como muitos acham, mas sim um vegetal da família das gramíneas, que por sua aparência similar aos grãos é considerada como um pseudo-cereal. Ela é rica em manganês, magnésio (importante para o metabolismo ósseo, regula função de células nervosas, e previne câncer intestinal), ferro (previne anemia, auxilia o crescimento físico e o desenvolvimento mental), cobre (promove saúde cardiovascular e sua deficiência está ligada à desmineralização óssea e anemia) e fósforo, e possui baixo teor calórico.

Feijão azuki é a variedade de feijão mais rica em proteínas e com menor teor de gorduras. Contém altos níveis de potássio, bom para o equilíbrio eletrolítico do corpo; vitaminas B1, B2 e B3; e minerais como ferro (previne anemia), zinco (importante para o sistema imune) e manganês (promove saúde dos ossos).

Todos esses cereais contêm alto teor de fibras, o que contribui para o bom funcionamento intestinal e assiste na perda de peso ao impedir o sistema digestivo de absorver grande quantidade de gordura e promover sensação de saciedade. As fibras também previnem diabetes melitus, por evitarem picos e quedas abruptas de glicose no sangue, estabilizando seus níveis por mais tempo.

A Receita

Dieta dos 8 grãos e cereais

Dieta dos 8 grãos – você come bem e não passa fome

Você vai precisar de:

  • 1 xícara de chá de Raris 7 grãos (ou qualquer outro similar 7 grãos)
  • 1 xícara de chá de feijão azuki (feijão japonês)
  • Azeite de oliva virgem ou extra-virgem
  • 1 pitada de pimenta do reino
  • 2 folhas de louro
  • Alho, cebola, sal e temperos a gosto

Como preparar:

Coloque o azeite na panela de pressão e quando esquentar, jogue o sal e refogue a cebola, o alho e a pimenta do reino até a mistura obter uma cor dourada. Jogue os 7 grãos com o feijão azuki na panela, refogue rapidamente (1 a 2 minutinhos) e em seguida coloque 2 litros de água. Jogue duas folhas de louro e tampe a panela. Espere o cozimento, que dura em média 40 a 50 minutos, sempre prestando atenção para certificar que a panela ainda tenha água. Depois de pronto é só servir.

Com mais ou menos 5 colheres de sopa da receita dos 8 grãos você se sentirá saciado(a) por 6 horas ou mais! Você emagrece sem passar fome e sem correr risco de ficar desnutrido(a)! Coma preferencialmente todos os dias na hora do almoço, acompanhado de uma salada de folhas verdes com legumes coloridos, e uma carne magra, tipo frango ou peixe.

Por Paula nas categorias Dietas, Receitas. Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Você vai gostar

O Tofu

Alimentos que satisfazem

Dieta do chá da folha de oliveira