Costela no Bafo do Seu Pança

Costela no bafo do Seu Pança, receita que inaugurou o Tem que ir na Ana Maria Braga, do Mais Você.

Receitas

Essa costela no bafo deu o que falar! Foi a receita que estreou o quadro Tem que ir na Ana Maria Braga, do programa Mais Você, da rede Globo. Esse programa foi ao ar em 2011, e até hoje esta receita é procurada na internet.

O Seu Pança é um cearense que mora no Rio de Janeiro e cozinha há 32 anos. Sua costela no bafo, prato pelo qual ficou famoso, foi especialmente desenvolvida para o novo restaurante do amigo, Cachambeer, no qual Pança tinha o cargo de chef.

Depois de fazer muito sucesso entre os frequentadores do restaurante, ele levou a sua receita para a TV e apresentou os seus segredos à apresentadora Ana Maria Braga, em seu programa. Veja abaixo a receita da Costela no Bafo.

Ingredientes

  • 300 ml de água
  • 6 dentes de alho
  • 1 cebola cortada em cubos
  • 1 colher (de chá) de manjerona desidratado
  • 1 colher (de chá) manjericão desidratado
  • 1 colher (de chá) de alecrim desidratado
  • 1 colher (de chá) de sálvia desidratado
  • (+/-) 1,800 kg de costela de boi (igual a 1 ripa de costela)
  • 150 g de sal grosso

Modo de Preparo

Costela no bafo do Seu Pança

Costela no Bafo do Seu Pança

Num liquidificador coloque 300 ml de água, 6 dentes de alho, 1 cebola, 1 colher (de chá) de manjerona, 1 colher (de chá) manjericão, 1 colher (de chá) de alecrim e 1 colher (de chá) de sálvia e bata bem.

Numa tigela coloque 1,800 kg costela de boi (igual a 1 ripa de costela), tempere com a marinada (feita acima, no liquidificador) e salpique sal grosso. Tampe a tigela e leve a geladeira por 12 h.

Depois de 12 h retire a costela da geladeira, coloque sobre o papel celofane (próprio para uso culinário) e embrulhe esta costela com 2 voltas formando um pacote. Amarre as pontas do celofane com barbante para não sair o suco e a gordura. Coloque a costela na churrasqueira a bafo e deixe assando por 1 h. Após esse tempo vire o pacote da costela para assar do outro lado por mais 2 h. Retire a costela da churrasqueira a bafo, abra o pacote e sirva em seguida acompanhado de arroz, farofa, molho a campanha (molho vinagrete) e cebola refogada.

Dica: Se não tiver papel celofane pode embrulhar a ripa de costela no papel alumínio. A costela também pode ser feita no forno. Coloque a costela numa assadeira e leve ao forno baixo por 1 hora e após esse tempo vire a costela e asse por mais 1h40.

Veja aqui como fazer um delicioso vinagrete para acompanhar a costela. Para aprender como fazer uma deliciosa cebola refogada e caramelizada, veja nosso artigo Receitas Fáceis com Cebola.

Por Paula nas categorias Receitas. Tags: , , , , , , , , , , , , ,

Você vai gostar

Bola de Carne da Dona Zena

Curry de Peixe na Wok - Receita Light

Sopa de Bolas da Dona Darcila

Comentários (2)

  • ana angelica disse em 19/07/2013 às 17:19:

    maravilha essa costela. E eu que não gostava de carne com osso!

  • Maristela disse em 03/03/2012 às 12:18:

    onde vc serve essa maravilha de costela, quero e endereço do seu restaurante. obrigado