Como Fazer um Molho de Alho Caseiro | Pasta de Alho

O gostinho do alho faz parte do dia a dia dos brasileiros. Para nossa sorte, usamos esse tempero saboroso e muito saudável com grande frequência. Veja mais uma receita para aproveitar os benefícios do alimento.

Receitas

Além de ser saboroso e perfumado, o alho é um ingrediente poderoso para a nossa saúde. Ele é capaz de melhorar a imunidade, fortalecendo nossa organismo contra doenças. Além disso,  melhora pressão arterial, previne problemas cardiovasculares e tem ação bactericida.

Sabendo disso tudo, esse é um alimento que não pode faltar em sua casa. O alho é um ótimo tempero para as comidas do dia a dia e ainda serve como ingrediente principal de receitas deliciosas. Uma delas é o molho de alho, que costuma ser servido em churrascos.

Veja a receita da pasta de alho tradicional. Aprenda também algumas dicas que vão deixar o preparo mais simples e seu molho mais gostoso.

Ingredientes

Para fazer o molho de alho em casa você vai precisar de:

  • 4 dentes de alho
  • 1 copo americano de leite integral gelado
  • temperos a gosto (sal, salsa e orégano)
  • cerca de 300 ml de azeite ou óleo vegetal

Modo de Preparo

O preparo do molho de alho é semelhante ao de uma maionese caseira. O ideal é que você bata até obter um creme consistente. Quem vai dar o ponto é o óleo, que deve ser acrescentado aos poucos. Para fazer o molho, comece picando o alho ou passando-o pelo espremedor. Depois junte no copo do liquidificador os alho picado, o leite e os temperos. Bata até que tudo esteja bem triturado e homogêneo. Então com o liquidificador ligado vá colocando o óleo em fio até chegar ao ponto desejado. Batendo bem, o seu molho ficará como uma maionese.

Molho de alho caseiro: saboroso e benéfico para a saúde

Molho de alho caseiro: saboroso e benéfico para a saúde

Dicas:

  • O leite gelado é ideal para dar ponto ao seu molho. Coloque a quantidade necessário na geladeira ou no congelador com um pouco de antecedência para facilitar o preparo da receita.
  • Os temperos usados no molho vão depender do seu gosto. Para um molho mais verdinho e com gosto de ervas, use cheiro verde. Sal e orégano são ótimos para uma versão mais simples, porém saborosa do molho. Se quiser, acrescente outras ervas como tomilho, manjericão desidratado e até umas folhas de hortelã.
  • Você pode usar óleo de soja, de milho, de girassol ou de canola no preparo do seu molho. O azeite também pode ser usado, mas deixará um gosto mais forte. Se você quiser mais sabor, use o azeite. Para um molho mais leve, prefira o óleo de girassol ou canola.
  • O creme é ótimo para fazer pão de alho. Passe uma quantidade generosa sobre fatias de pão adormecido e leve para assar na churrasqueira.
  • A receita também pode ser servida com torradinhas, bolachas salgadas e pão sírio.

Por Mila Silva nas categorias Receitas. Tags: , , , , , , , ,

Você vai gostar

Creme de Alho Fácil - Receita

Receita de Ovos Mexidos (Americano)

2 Receitas fáceis com batatas