Como Fazer Pipoca Doce

Aprenda a fazer a pipoca doce caramelizada de pipoqueiro de rua. Conheça as dicas para que ela não cristalize e fique soltinha e saborosa.

Receitas

Se você, assim como eu, é viciado em pipoca, seja doce ou salgada, deve amar aquelas barraquinhas de pipoca que ficam sempre em locais estratégicos para fazer vontade (feiras, porta de igreja, porta de escola, ponto de ônibus, etc.). Elas parecem ter mais sabor do que a pipoca que fazemos em casa, e muita gente tenta fazer igual e quase nunca consegue. Pipoca doce de barraquinha de pipoqueiro é uma daquelas receitas bobas que muita gente não sabe copiar, pois acaba deixando o açúcar cristalizar e não fica bom. Hoje vamos ensinar uma maneira de fazer a pipoca doce em casa, praticamente igual às das barraquinhas de rua.

Aqui, o segredo é usar a água e o leite de coco. Outra dica é usar o corante alimentício para fazer ela ficar colorida. O mais usual é o corante vermelho, mas pode-se usar outras cores também, como azul por exemplo. As crianças vão amar!

É possível usar açúcar colorido ou até mesmo um pouco de groselha para dar esta cor. Quem gostar dela branquinha, é só não usar o corante.

Algumas pessoas preferem usar o açúcar mascavo, e neste caso ela vai ficar um pouco moreninha. E para quem é chocólatra e sempre quer colocar chocolate em tudo é só dividir a quantidade de açúcar com Nescau ou outro achocolatado em pó semelhante.

Essa receita é para ser feita exclusivamente na panela e não pode ser feita no microondas.

Ingredientes

Pipoca doce caramelizada como de pipoqueiro da rua!

  • 1/2 xícara (de chá) de açúcar cristal ou refinado
  • 1/2 xícara (de chá) de água filtrada
  • 1/4 de xícara (de chá) de óleo de soja
  • 1/2 xícara (de chá) de milho para pipoca
  • Corante alimentício (opcional)
  • 1 colher (de sopa) de leite de coco

Modo de Fazer

Em uma panela funda (caso não tenha a pipoqueira), coloque todos os ingredientes e com a ajuda de uma colher de pau misture tudo.

A calda do açúcar com a água vai começar a engrossar, então continue misturando até que o milho comece a estourar. Esse processo demora um pouco, cerca de 15 minutos, pois no começo ficará muito aquoso.

Quando a calda começar a ferver e ficar mais encorpada, o óleo vai se separar do caramelo e o milho vai começar a estourar. Assim que estourar o primeiro milho, tampe a panela. Cuidado para não se machucar. Se você deixar a panela aberta, a pipoca vai pular em você e poderá te queimar.

Se usar a pipoqueira não pare de mexer para que não queime. Em caso de usar a velha técnica de sacudir a panela com o auxílio de um pano, tome muito cuidado para não se queimar. Certifique-se que a panela esteja muito bem vedada para que a calda não derrame nas suas mãos.

Quando perceber que a pipoca não está mais estourando, desligue o fogo. Espere esfriar um pouco e enquanto espera esfriar, misture a pipoca para que ela não fique grudada nem no fundo da panela, nem uma nas outras. E está pronto! Uma deliciosa pipoca doce caramelizada!

Aproveite para assistir a um bom filme!

Por Vânia nas categorias Receitas. Tags: , , , , , , , , , ,

Você vai gostar

Receita de Pudim de Maria Mole - Fácil

Trufas de chocolate

Bolo de laranja Sadia