Como Fazer Feijoada na Panela de Pressão Elétrica

A panela de pressão elétrica é um “mão na roda” para quem quer ganhar mais tempo na cozinha. Veja como preparar a receita tradicional de feijoada nesse aparato moderno.

Receitas

A feijoada é o prato mais tradicional da culinária brasileira. Segundo a lenda, ela foi criada pelos escravos, que aproveitavam os restos de carne que não eram usados na “casa grande”. No entanto, os historiadores não acreditam muito nessa explicação popular.

O mais provável é que a feijoada brasileira tenha origem em pratos portugueses feitos com feijão, carnes e verduras. O que se sabe é que o prato se tornou muitíssimo popular entre todas as camadas da sociedade. E hoje em dia, ele pode ser preparado com uso de aparatos modernos, como a panela elétrica.

Falando um pouco mais sobre esse equipamento de cozinha, ela foi criada para substituir a panela de pressão. O funcionamento é bem semelhante, mas à base de energia e com programação prévia. Assim fica bem mais fácil fazer feijoada ou outros alimentos que precisam ser cozidos na pressão.

A dica de hoje é para você fazer um deliciosa feijoada na panela elétrica. Siga as instruções!

Feijoada

A receita tradicional feita com toda a tecnologia

Ingredientes:

  • 2 xícara (chá) de feijão preto
  • 1 linguiça calabresa
  • 250 g de costelinha defumada
  • 100g de bacon em cubos
  • 300g de lombo suíno picado em cubos grandes
  • 1 cebola
  • 1 dente de alho
  • 700ml de água quente

Como você pode notar, a receita não inclui carnes tradicionais da feijoada, como pé, orelha e outros. Caso queira acrescentá-los, observe somente as quantidades para não exceder o limite da sua panela elétrica.

Modo de Preparo

O preparo da feijoada é bem simples. Comece colocando as carnes na panela para refogar. Como elas são bem gordurosas, a gordura liberada com o calor será suficiente para refogar tudo sem agarrar no fundo. Quando os pedaços de carne começarem a dourar, acrescente a cebola cortada em cubinhos e o alho também picado. Mexa bem até que a cebola fique douradinha. Então acrescente o feijão e a água. Coloque a panela na pressão por 40 minutos. Depois desse tempo, verifique se o feijão está bem cozido e, se for necessário, coloque na pressão por mais alguns minutos. Prove para ver se o sal está suficiente (as carnes são salgadas). Sirva com arroz branco, couve refogada e farinha de mandioca.

Dica Importante

Você pode fazer a mesma receita na panela de pressão comum. A única diferença será a quantidade de água, pois a panela elétrica não perde vapor. Se for usar a panela comum, verifique a quantidade de água depois de alguns minutos de cozimento. Caso a panela esteja quase seca, acrescente um pouco mais de água. O tempo de pressão pode ser um pouco maior, dependendo da panela.

Por Mila Silva nas categorias Receitas. Tags: , ,

Você vai gostar

Peixe Assado no Forno

Como Preparar Lanches Rápidos, Fáceis e Saudáveis

Massa Sem Carboidratos Para Pizza