Como Fazer Caldo de Galinha Caseiro

Você sabe como fazer um caldo de galinha caseiro para usar em suas receitas? Aprenda uma versão light do caldo com baixo teor de gordura, que pode até ser congelado.

Light, Receitas

Muitas receitas que vamos fazer, como risoto ou fricassê, têm como um dos ingredientes o caldo de galinha. Aí pensamos que seja só jogar no meio da receita aqueles cubinhos prontos do tipo Knorr ou Maggi. Mas quando reparamos está pedindo caldo de galinha líquido, do tipo 1 litro de caldo de galinha caseiro! E aí? O que fazer?

Mas não precisa apavorar, esse problema é simples de resolver. Vamos ensinar dois tipos de  receitas básicas de caldo de galinha para que você possa fazer outras receitas. Cada uma delas é de um jeito, então você decide qual fica melhor com o prato que vai fazer.

Caldo de Galinha Caseiro Simples

A maneira mais simples e prática de ter um caldo de galinha líquido é ferver um litro de água e adicionar dois cubos de caldo de galinha do tipo Knorr, Maggi ou outro de sua preferência. Vá misturando os cubos na água fervente até que ele se dissolva completamente e pronto. Esses cubos são feitos com sal, cebola, carne de galinha e outros ingredientes. Observe se você não é alérgico a nenhum deles como por exemplo o glúten. O único problema é que nesse caso você estará consumindo um caldo totalmente industrializado. Mas na hora da pressa, ele “quebra o galho!”

 Caldo de Galinha Caseiro sem Gordura para Congelar

Com o caldo de galinha caseiro você pode fazer várias receitas.

Para quem não gosta de usar caldos industrializados, esta receita é  excelente, principalmente por não usar gordura.

Ingredientes

  • 1 peito de frango (ok, o caldo é de galinha só no nome)
  • 1 resto de peito de frango – sabe aquele peito de frango que você tirou bifes nele? Aquela carcaça é útil nessa hora
  • 2 talos de salsão
  • 2 dentes de alho
  • 2 tomates
  • 2 cenouras
  • 1 cebola
  • 2 folhas de louro
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 2 litros de água

Como Fazer

Em uma panela antiaderente coloque a carne de frango e a carcaça e doure, mexendo e virando a carne. Coloque a água e deixe ferver por cerca de dez minutos. Com a ajuda de uma escumadeira, retire a espuma que se forma, assim, você estará retirando toda a gordura que continha na carne. Acrescente todos os ingredientes picados para ficar mais fácil de mexer. Depois de todos os ingredientes acomodados na panela, deixe fervendo por cerca de 1 hora e meia, até que a carne saia naturalmente dos ossos. Se a água secar, adicione mais, para que no final você tenha uma quantidade boa de caldo.

Depois deste tempo, retire a carne e reserve para outras receitas. Espere o caldo esfriar, bata no liquidificador, coe em uma peneira e volte para ferver para que você possa deixar na consistência que achar melhor, quanto mais líquido melhor. Como provavelmente terá colocado mais água, observe se o sal precisa ser aumentado.

Espere esfriar e coloque numa vasilha de vidro com tampa hermética e leve ao congelador, você poderá usar quando precisar. Não congele por mais de três meses. Para descongelar, basta levar ao microondas ou retire do congelador umas duas horas antes de começar a receita.

Por Vânia nas categorias Light, Receitas. Tags: , , ,

Você vai gostar

Pizza Light - Receita

Salada de Pepinos - Saiba Como Fazer!

Pão Fit de Microondas