Como Fazer Arroz na Panela Elétrica

Aprenda a preparar um arroz soltinho na panela elétrica. Descubra que não tem segredo nenhum, e que independente de marca de panela é possível aproveitar as vantagens da panela.

Receitas

A panela de arroz já não é muita novidade nas cozinhas brasileiras. Hoje em dia a variedade de marcas fez com que a panela se popularizasse e agora é bem mais barato ter uma panela deste tipo.

Cada marca criou o seu modelo, e é possível encontrar tamanhos variados, pequenas, médias e grandes. Cores variadas, como vermelha e branca. Os preços também variam e é possível encontrar variação de mais de 100% de diferença, dependendo da marca.

Algumas marcas são mais simples, outras mais sofisticadas, mas todas são boas e cumprem o seu papel. E não é nosso intuito aqui dizer qual é a melhor panela de arroz elétrica.

A intenção aqui é mostrar que a panela de arroz não é um bicho de sete cabeças e fazer arroz nela é simples e é para facilitar que ela existe, se fosse para ser mais difícil não seria o sucesso que é.

As Vantagens da Panela de Arroz

Panelas de arroz elétrica de todas as marcas.

Em todos os tipos de panela de arroz o modo de preparo é o mesmo.

A panela de arroz tem algumas vantagens em relação à panela do fogão. A primeira grande vantagem é que com ela você coloca o arroz na panela e pode esquecer dele que ele não vai queimar.

O fato de não queimar é a primeira vantagem do cozimento automático, mas não para por aí.

Aproveitar o tempo em que você estaria vigiando a panela de arroz para preparar outros pratos ou simplesmente ir tomar um banho ou fazer outra coisa importante é muito bom, visto que a vida hoje em dia é muito corrida e perder tempo parado ao lado do fogão não faz muito sentido.

Outra vantagem da panela é o fato justamente dela ser elétrica, podendo ser levada para locais que não dispõe de fogão à gás, como sítios, para o trabalho e outros.

A função aquecer também é um grande benefício deste tipo de panela, pois você pode fazer não somente arroz, mas outras comidas e manter aquecida. No trabalho por exemplo, se quiser fazer um lanche comunitário, leve um molho de cachorro quente e deixe mantido aquecido na panela.

Como Usar a Panela de Arroz Elétrica

Primeiramente vamos partir do pressuposto de que você já pegou o manual de instruções da sua panela e já o leu cuidadosamente. Voltagem, cuidados, modo de limpar e lavar, entre outras coisas.

Vamos aqui apenas dar dicas de como usar a panela da melhor maneira para fazer uma arroz gostoso e soltinho.

O Arroz

Estamos falando do arroz tipo agulinha. As dicas para o parboilizado e integral serão em outro post.

O arroz pode ser lavado ou não, depende do fabricante e dos costumes de cada um. Se lavar, deixe o escorrendo até que fique completamente seco. Opte sempre por arroz de safras mais antigas. Arroz novo normalmente não fica bom, fica empapado até mesmo nos métodos tradicionais de cozimento.

Receita

Ingredientes
  • 2 xícaras de arroz
  • 2 colheres de azeite
  • 1 colher de alho amassado
  • 1 colher rasa de sal
Modo de Fazer
  1. Ligue a panela no modo aquecer, coloque o azeite e o alho e deixe dourar.
  2. Coloque o arroz, e misture para secar ele mais, e coloque o sal e misture novamente.
  3. Cubra o arroz com água fria. Não coloque muita água, apenas para cobrir mesmo.
  4. Ajuste o timer para a função cozinhar.
  5. O tempo de cada panela varia. Mas em cerca de 20 minutos o arroz ficará pronto e a panela desligará automaticamente e ficará no modo aquecer, e não vai queimar o arroz.
  6. Está pronto! Bom apetite!

Por Vânia nas categorias Receitas. Tags: , , , , , , ,

Você vai gostar

Como Fazer Arroz Doce na Panela Elétrica

Receita de Arroz de Forno Cremoso com Frango

Arroz Temperado com Amêndoas