Como Fazer a Tapioca Perfeita

Aprenda a preparar a tapioca de forma que ela fique perfeita! Sem queimar, sem esfarelar! Conheça os segredos da tapioca perfeita. Veja que delícia e que prático.

Receitas

Muita gente tem aderido à onda da dieta da tapioca. Isso porque a tapioca não contém glúten e é uma ótima substituição ao pãozinho francês que engorda! Desta forma, podemos dizer que a tapioca ajuda a emagrecer, desde que os recheios não sejam calóricos! Só a farinha de tapioca tem 70 calorias em 50 gramas, e é bem mais interessante que alguns tipos de carboidratos.

A tapioca recheada de frango por exemplo pode ser substituída por um almoço. Esse prato light é uma boa dica para se fazer antes do treino.

A tapioca é um prato simples e rápido de fazer, mas muita gente se decepciona ao tentar fazer: “Minha tapioca ficou amarela”, “minha tapioca não dá certo”, “minha tapioca queima”, ficou grudada, quebrada, seca, dura, sem liga, esfarelada e por aí vão as queixas de quem tenta fazer a tapioca e não consegue.

Segredos da Tapioca Perfeita

Tapioca de carne seca

A tapioca de carne de sol é a cara do Nordeste! Uma delícia!

A grande questão para fazer uma tapioca perfeita, sem queimar, sem dar errado, é ter uma boa goma pronta de tapioca. Muita gente pensa que farinha de tapioca é farinha de mandioca ou polvilho. Não, pessoal! Todos os produtos vem da mesma origem, são feitos da mandioca (aipim) mas são preparadas de forma diferente. E tentar fazer tapioca com farinha de mandioca ou polvilho não será uma boa ideia. Reforçando: farinha de tapioca não é mesma coisa que polvilho doce.

Outro problema é comprar a farinha de tapioca que não vem pronta. Ou seja aquela que não é hidratada. Muita gente chega ao supermercado, lê no pacote “Tapioca” e pega o pacote sem ler direito as informações e quando vai preparar a receita nos moldes da goma pronta, não dá certo.

A Yoki e a Pink por exemplo vendem farinha de tapioca que precisa ser hidratada. Ou seja, a farinha seca tem que ficar por muito tempo na água, e depois ser escorrida, seca novamente… Enfim, dá muito trabalho e não compensa. Então, observe bem antes de comprar. Usar a tapioca que não está pronta e precisa ser hidratada sem os devidos preparos não vai dar certo e vai queimar mesmo.

Mesmo as gomas prontas para tapioca ainda tem suas diferenças. Algumas são muito finas e a chance da tapioca quebrar e ficar esfarelando são muito grandes. O ideal é comprar uma goma pronta de tapioca que tenha um aspecto mais granulado. Ou seja, que a farinha seja mais grossinha. Não é farinha flocada (em flocos), é granulada. Desta forma não tem como errar. E sua tapioca vai ser um sucesso, linda e deliciosa. Sem aquele efeito borrachudo também.

Para conservar bem sua tapioca e não deixar que ela fique estragada, amarelada ou azeda, guarde a embalagem na geladeira.

Ingredientes

  • Goma pronta para tapioca (eu uso a marca “Da Terrinha”, para mim, a melhor goma pronta de tapioca)
  • Recheio de sua preferência

Modo de Fazer

Com a goma pronta de boa qualidade não tem erro. É muito fácil de fazer a tapioca. Seguindo este passo a passo.

  1. Coloque uma frigideira média no fogo
  2. Coloque a goma seca sobre a frigideira seca de forma a ir preenchendo todo o fundo da frigideira (sem untar)
  3. A quantidade de farinha vai depender do tamanho da frigideira, mas o ideal é que fique fina mas que tampe todo o fundo, que não veja nem um pedaço da panela.
  4. Use um garfo rapidamente para espalhar melhor a farinha e deixar ela uniforme na panela
  5. Deixe a tapioca esquentar e coloque o recheio de sua preferência (carne seca, frango, queijo e presunto, tomate e orégano, chocolate, leite condensado, banana, atum, açaí, abobrinha, calabresa entre outros)
  6. Neste ponto a tapioca estará começando a levantar da panela, como se ela fosse sozinha se fechar
  7. Com a ajuda de um garfo ou espátula dobre a tapioca ao meio.
  8. Aperte para que ela feche completamente.
  9. Conte 30 segundos de um lado, vire e conte 30 segundos do outro.
  10. Está pronta! Sirva em um prato e cubra com molho branco ou molho de tomate, se preferir.

Uma dica para quem comprou a goma e ela não é tão granulada e acaba ficando embolada, é peneirar a farinha antes de usar. Coloque a farinha numa peneira fina e pequena e vá dando batidinhas na peneira de modo a ir cobrindo a frigideira com a farinha. É uma boa dica, mas provavelmente vai sair um pózinho fino dela, então, neste caso, é bom que antes de colocar o recheio, vc tire a tapioca, jogue fora o pó, que é um polvilho fino, e depois coloque novamente a tapioca para dar sequência ao preparo. Senão esta farinha solta vai se queimar e sujar a sua panela e sua tapioca.

Por Vânia nas categorias Receitas. Tags: , , , , , , ,

Você vai gostar

Receita de Tapioca

Pizza Light - Receita

Receitas Fáceis com Quinoa