Charlotte – Doce Com Nome de Princesa

Charlotte de Chocolate! Conheça a receita deste doce que tem nome de princesa e que é uma ótima opção para ser servido em dias especiais. A receita de uma torta com borda de biscoito champanhe recheada de mousse de chocolate com chantilly decorado com cerejas.

Receitas

A pequena princesa filha da Princesa Kate e do Príncipe Willian nasceu no dia 02 de maio de 2015, e seu nome foi revelado dois dias depois, sendo chamada de Sua Alteza Real Princesa de Cambridge, foi registrada como Charlotte Elizabeth Diana.

O nome da menina já estava sendo cogitado nas casas de aposta de Londres, e uma das maiores apostas era realmente Charlotte.

Charlotte é um nome comum na realeza, até mesmo no Brasil tivemos uma, Carlota Joaquina, derivação espanhola de Charlotte. Charlotte é um equivalente feminino do nome Charles, que é o nome do Príncipe número um da linha de sucessão à coroa britânica, avô paterno da pequena. Além do mais, é o segundo nome da irmã da princesa Catherine, a bela Philippa (Pippa) Charlotte Middleton. Possivelmente a duquesa de Cambridge conseguiu homenagear a irmã de uma forma discreta.

Elizabeth é outro nome que parece ter homenageado duas pessoas ao mesmo tempo, a bisavó da criança, a Rainha Elizabeth II, e a avó materna que se chama Carole Elizabeth Middleton. A própria duquesa é nascida Catherine Elizabeth Middleton.

Já o terceiro nome da bebê real, dispensa comentários. Diana é simplesmente Diana. A Lady Di, mãe de Willian, foi e sempre será a princesa de Gales, querida no mundo inteiro.

Com todo o alvoroço em relação a pequena princesinha, a primeira coisa que me veio à cabeça quando soube do nome da menina foi esta maravilhosa receita de um doce de igual nome: Charlotte.

Conheça a receita.

Ingredientes

Habemus: Princesa Charlotte de Chocolate!

  • 1/2 xícara de leite
  • 2 colheres (de sopa) de Licor Cointreau
  • 1 pacote de biscoito champanhe de chocolate
  • 6 ovos
  • 10 colheres (de sopa) de açúcar
  • 1 barra e meia de chocolate meio amargo
  • 3 colheres (de sopa) de manteiga
  • 350 gramas de creme de leite fresco
  • 1 colher (de chá) de baunilha

Modo de Fazer

Em uma travessa coloque a 1/2 xícara de leite com o licor, misture. Pegue os biscoitos e passe rapidamente a parte plana dos biscoitos na mistura. Não é para encharcar. Apenas umedecer.

Em uma forma redonda de fundo removível vá colocando os biscoitos em pé encostados na forma, de forma que a parte úmida fique para dentro da forma. Preencha toda as laterais da forma e o fundo, sempre mantendo a parte úmida para dentro. Reserve na geladeira.

Separe as gemas das claras. Numa vasilha coloque as gemas e seis colheres (de sopa) de açúcar, com a ajuda de um fouet (batetor) bata até que fique em um tom bem claro. Reserve.

Numa panela em banho maria, leve a manteiga e o chocolate picado para derreter. Reserve.

Numa outra vasilha, bata as claras em neve.

Misture o chocolate derretido frio às gemas que foram batidas com açúcar. Misture bem. Depois junte a clara em neve e misture com delicadeza.

Após a mousse ficar pronta, coloque na forma com os biscoitos. Leve à geladeira por cerca de três horas para ficar consistente.

Em outra vasilha, bata o creme de leite com 4 colheres de açúcar e a baunilha para formar um chantilly. Leve à geladeira.

Quando a mousse estiver consistente, pegue o chantilly e coloque sobre ela e decore com cerejas frescas. Desenforme e amarre com um laço, para enfeitar e deixar os biscoitos mais firmes.

 

Por Vânia nas categorias Receitas. Tags: , , , , ,

Você vai gostar

Torta de Limão

Receita de Cronuts – Croissant com Donuts

Copinhos de chocolate recheados de mousse de limão