Carne de Panela com Batatas e Cenoura na Pressão

Aprenda a preparar esta deliciosa receita! Carne de panela com batatas e cenouras! O segredo do cozido perfeito é revelado. Veja como é simples!

Receitas

Um prato que é unanimidade é a carne de panela. A carne de panela é a carne feita na panela de pressão, ou seja a carne cozida.

A carne de panela é simples e fácil de fazer, mas tem algumas dicas simples para que ela fique realmente bonita e gostosa. O segredo está em deixar os alimentos cozidos porém sem aquele aspecto de desmanchado. Para que isso aconteça, a dica é misturar o mínimo possível e o tempo certo de cozimento. A carne fica desmanchando quando vai comer, mas o visual dela está inteiro.

Outra dica é usar o colorante ou coral para que a carne fique dourada e as batatas fiquem coradas.

Ingredientes

prato com carne de panela com batatas e cenoura

A carne fica inteira e super macia.

  • 1 kg de coxão duro ou acém
  • 2 batatas inglesas grandes
  • 2 cenouras vermelhas pequenas
  • 1 cebola média
  • 3 dentes de alho amassados
  • 1 colher (de chá) de corante ou colorau
  • 2 cubos de caldo de carne
  • 1 folha de louro
  • cheiro verde a gosto
  • pimenta do reino a gosto
  • sal a gosto
  • 4 colheres (de sopa) de azeite

Modo de Fazer

Limpe a carne, retire o excesso de gorduras, e corte em cubos grandes de cerca de 4 cm. Lave as batatas e a cenoura, descasque e corte as batatas em cubinhos grandes e as cenouras em rodelas grossas. Reserve as batatas dentro de um recipiente com água para não escurecer. Descasque a cebola e corte em cubinhos.

Leve uma panela de pressão ao fogo alto, coloque o azeite e a carne. Deixe a carne dourar de um lado, para depois virar para que ela fique dourada por inteiro. Evite ficar mexendo na carne para ela não perder água. Esse processo é para selar a carne para que ela fique mais macia e suculenta.

Depois da carne dourada, coloque o alho, a cebola, o colorau e dê uma misturada rápida e cubra com água fria. Não precisa ser muita água, só um pouco mais que apenas cobrir a carne. Adicione os cubos de caldo de carne Knorr, a folha de louro e a pimenta.

Misture para o caldo dissolver e prove o sal. Normalmente o caldo é suficiente para salgar, mas se preferir, coloque o sal a gosto.

Tampe a panela com a pressão e observe quando a panela começar a fazer barulho. Depois que ela pegar a pressão e começar a chiar, marque 30 minutos e desligue o fogo. Aguarde a pressão acabar, e abra a panela. Este tempo é o suficiente para cozinhar, mas a carne ainda estará bastante tenra, mas ainda terá o cozimento dos legumes, então ela chegará ao ponto certo.

Ligue o fogo novamente e coloque as cenouras e aguarde cerca de cinco minutos para colocar as batatas, pois elas tem ponto de cozimento diferente. Cozinhe sem colocar a pressão e em fogo médio.

Quando o garfo estiver enfiando com facilidade nas batatas é hora de colocar o cheiro verde, misture com cuidado e sirva.

Sirva arroz branco como acompanhamento.

Para quem preferir, pode usar batata doce ou mandioca. No caso da mandioca ela deve ser cozida junto com a carne, pois demora mais que a batata inglesa.

Por Vânia nas categorias Receitas. Tags: , , , , , ,

Você vai gostar

Receita de Creme de Paçoca

Curry de peixe na Wok

Costela no Bafo do Seu Pança