Bolo de Banana – Receita

Receita fácil e simples do clássico bolo de banana, uma delícia que não pode faltar na mesa do lanche do brasileiro!

Receitas

O bolo de banana é um clássico na mesa do brasileiro. A banana, além de muito saborosa, é uma fruta saudável, rica em potássio e fibras digestivas. E é muito fácil de ser encontrada, em todo o Brasil. Além disso, é uma fruta com o preço bem em conta, por isso uma das mais consumidas entre os brasileiros. Esse bolo é perfeito para lanches da manhã ou da tarde, com um pouco de chá ou café. Damos aqui uma receita simples dessa delícia que todo mundo adora, que é fácil e rápido de fazer! As crianças também amam esse bolo!

Receita do Bolo de Banana

Ingredientes

Para a massa, você vai precisar dos seguintes itens:

  • 1 1/2 xícara (de chá) de açúcar
  • 6 unidades de bananas médias cortadas em fatias
  • 4 ovos inteiros
  • 3 colheres (de sopa) de manteiga
  • 1 xícara (de chá) de leite
  • 3 xícaras (de chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (de sopa) de fermento químico em pó

Já para a calda você precisa de:

  • 3 1/2 xícara(s) (chá) de açúcar

Modo de Preparo

Massa
Bolo de Banana

Bolo de Banana

Bata bem em uma batedeira os ovos, a manteiga e o açúcar, até formar um creme. Acrescente o leite e a farinha de trigo, aos poucos e alternadamente. Bata até a massa ficar totalmente homogênea. Adicione o fermento e mexa delicadamente. Reserve.

Calda

Em uma panela, queime o açúcar até que vire caramelo. Depois, unte bem todo o fundo e as laterais da forma em que for colocar a massa do bolo com esse caramelo. Fatie as bananas em lâminas e coloque-as sobre o caramelo. Se precisar pique mais bananas. Despeje a massa por cima das bananas fatiadas.

Leve ao forno médio (200 graus) por cerca de 30 a 40 minutos.

Depois de retirar do forno, aguarde que o bolo esfrie para servir. É também uma excelente opção para as crianças levarem para a escola.

Observação: O bolo deve ser evitado por pessoas que tenham diabetes ou a glicose alta, por conter grande quantidade de açúcar.

Benefícios da Banana

Agora que já aprendemos a fazer essa bolo clássico e super saboroso, vamos saber um pouco mais sobre o que a banana pode fazer pela nossa saúde.

Em questão de nutrientes, ela dá um show, pois é uma das frutas mais completas que conhecemos. Ela é rica em potássio, fibras, vitaminas C e vitaminas B1, B2, B6, além dos minerais como magnésio, cobre, manganês, cálcio, ferro e ácido fólico.

Pessoas com pressão alta devem ingerir pelo menos uma banana todos os dias, para manter a pressão arterial controlada. Isso é possível devido ao alto teor de potássio contido na fruta. E como é rica em fibras, é excelente para pessoas com intestino preso, pois funciona como um laxante.

90% da sua composição é de carboidratos, por isso não tem muita proteína e gordura. Os antioxidantes presentes na fruta podem evitar o envelhecimento precoce das células, o que previne o aparecimento de alguns tipos de câncer. Além disso, a banana contém triptofano que atua na produção de serotonina, que ajuda a relaxar e manter o bom humor.

Por Paula nas categorias Receitas. Tags: , , , , , , , , , , , , , ,

Você vai gostar

Bolo de chocolate

Receita de Bolinho de Chuva

Receita de Bolo de Cenoura com Cobertura de Chocolate

Comentários (3)

  • gilmerson carvalho disse em 26/01/2013 às 16:10:

    muito bom esse bolo

  • aparecida alves fwitoza disse em 02/01/2012 às 17:17:

    que delicia o bolo decenoura .e facil de fazer /

    • Paula disse em 05/01/2012 às 21:59:

      Obrigada!