Bolinho de Chuva Saudável

Adicione mais fibras na receita do tradicional bolinho de chuva. Esta receita leva aveia em flocos. As fibras são importantes para o bom funcionamento do intestino.

Receitas

A culinária brasileira tem alguns quitutes “queridinhos” por todos. É o caso do bolinho de chuva, também conhecido como sonho em algumas regiões. Ele vai bem com café, chá, leite ou achocolatado. E dependendo da região, pode ter algumas variações. Mas é uma receita típica das vovós e, no geral, não costuma variar muito não.

Porém, nós encontramos uma versão mais saudável do bolinho de chuva que todo brasileiro conhece e adora. Essa receita leva aveia em flocos, uma fonte de fibras e vitaminas importantes para o bom funcionamento do corpo. Afinal, por que uma guloseima não pode ser também benéfica para a saúde, não é mesmo? Aqui nós desafiamos essa concepção com essa receita de bolinho de chuva.

É a receita ideal para quem está de dieta, seja para emagrecer ou por causa de alguma doença.

Ingredientes

  • 1 xícara e 1/2 de aveia em flocos
  • 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 xícara de leite
  • 1 ovo inteiro
  • Canela e açúcar a gosto
  • Óleo para fritar

Modo de Preparo

Bolinho de chuva saudável

Em um refratário, misture todos ingredientes até obter uma massa homogênea. Aqueça uma frigideira com óleo para fritar, suficiente para cobrir pelo menos metade dos bolinhos e quando estiver bem quente, use uma colher para colocar pequenas quantidades da massa para fritar, fazendo bolinhas. Frite até que os bolinhos estejam dourados por inteiro. Não precisa virar, eles se viram sozinhos na gordura quente, assim que um lado está totalmente frito. Seque os bolinhos sobre papel toalha e finalize passando-os sobre a mistura de açúcar e canela.

Os Benefícios da Aveia

Como dissemos acima,este bolinho é mais saudável que a receita comum por levar aveia em seus ingredientes. A aveia é uma excelente fonte de fibras, que ajuda o intestino a funcionar melhor. Além disso, ela fornece diversas vitaminas essenciais para o corpo.

A aveia também é conhecida por dar saciedade, ou seja, ela mata a fome por mais tempo, evitando que se coma em excesso. Ela também diminui a absorção de gorduras do corpo, controlando a taxa de colesterol. As fibras solúveis presentes na aveia reduzem os níveis de colesterol ruim (LDL) sem afetar negativamente o bom colesterol (HDL).

A absorção de açúcar também é reduzida com o consumo de aveia, por isso é indicada para diabéticos.

E os benefícios da aveia não acabam por aí. Ela também é capaz de fortalecer o sistema imunológico, evitando diversas doenças e infecções.

As vitaminas do complexo B e o magnésio presentes na aveia ajudam a prevenir a depressão.

Tipos de Aveia

Como você pode observar, nossa receita leva aveia em flocos, um dos tipos mais consumidos. Por ser somente prensada, a aveia em flocos mantém muito mais os seus nutrientes e suas fibras. Mas existem outros tipos de aveia:

Farelo de aveia – É feito da parte mais externa do grão, por isso é bem rico em fibras. por ser em forma de farelo, mais fino que os flocos, é mais fácil de adicionar ás receitas.

Farinha de aveia – É obtida através da parte mais interna do grão, e é bem mais fina do que o farelo de aveia. Por isso, possui menos fibras que as outras duas opções. Mas mesmo assim ainda mantém muitos nutrientes. É a forma mais versátil de utilizar a aveia em receitas.

 

Por Paula nas categorias Receitas. Tags: , , , , , , , , , , ,

Você vai gostar

Bolo de Banana - Receita

Receita de Bolo de Cenoura com Cobertura de Chocolate

Pudim de Leite Condensado Light