Bebida Láctea não é Iogurte: Receita fácil de Iogurte Natural

Bebida láctea e iogurte são a mesma coisa? Saiba quais são as semelhanças e diferenças e qual é melhor para a saúde.

Nutrição, Receitas

Apesar do foco desse blog ser as receitas de sucos, achamos interessante fazer uma pausa para falar de um assunto que nos chamou a atenção: iogurte e bebida láctea são a mesma coisa?

Como atualmente estamos todos em busca de uma alimentação saudável, é importante saber sobre os principais tipos de alimentos presentes nas dietas. E quando se fala em dieta, sempre vemos o iogurte entre os alimentados citados. Isso porque ele é rico em bactérias láticas, que são benéficas ao nosso organismo, fazendo com que o sistema digestivo e o intestino funcionem de forma correta.

E nessa busca por alimentos saudáveis acabamos nos confundindo com alguns alimentos. Muitas pessoas acabam consumindo bebida láctea, achando que estão consumindo iogurte. Mas não são a mesma coisa. Note que nas embalagens de bebidas lácteas tem a inscrição “Bebida láctea não é iogurte!“. Esse detalhe costuma passar despercebido entre a maioria. Mas é obrigatória essa informação nos rótulos dessas bebidas. Mas então, quais são as diferenças?

Diferenças Entre Iogurte e Bebida Láctea

A composição dessas duas bebidas é bem diferente, apesar delas serem bem parecidas fisicamente. A primeira diferença está na quantidade bactérias láticas, que no iogurte é maior que na bebida láctea. Estas bactérias não precisam ser especificadas na produção de bebida láctea, já no iogurte as bactérias utilizadas são sempre os Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermophilus.

A gordura vegetal é um ingrediente opcional na produção de bebidas lácteas, enquanto é um ingrediente não permitido na composição dos iogurtes.

Podemos dizer que o iogurte é mais natural, pois é basicamente um leite fermentado por bactérias, que dão a consistência do produto. A bebida láctea é acrescida de mais ingredientes, inclusive é usado o amido de milho para dar consistência. A polpa de fruta pode ser adicionada em ambos, não sendo um ingrediente obrigatório em nenhuma das duas bebidas. A função é somente dar sabor ao alimento.

iogurte

Os acompanhamentos do iogurte devem ser bem escolhidos. Frutas e cereais são boas opções!

Nenhum dos dois pode ser considerado como um alimento funcional, já que somente as bactérias presentes na composição não são capazes de colonizar o intestino. Mas ingerindo a bebida todos os dias, há uma melhora significativa no funcionamento do intestino.

Iogurte ou Bebida Láctea: Qual é Melhor?

Segundo a nutricionista Vânia Barberan, da Associação de Nutrição do Estado do Rio de Janeiro, o iogurte pode ser considerado melhor que a bebida láctea, pois esta possui muito soro e amido de milho, enquanto o iogurte é um alimento mais “puro”. Quando procuramos esse tipo de alimento estamos em busca de uma dieta saudável, então não tem porquê incluir gordura e amido de milho na alimentação.

Além disso, a quantidade de bactérias influencia na qualidade da bebida. Por isso, o iogurte é melhor, pois contem mais microrganismos benéficos para a saúde.

Receita de Iogurte Natural

Agora que você já sabe a diferença entre iogurte e bebida láctea, e também já sabe que que é melhor consumir o iogurte, vamos aprender uma receita simples para fazer em casa:

Ingredientes

  • 1 litro de leite integral
  • 1 copo de iogurte natural integral

Modo de Preparo

Aqueça o leite a 37º (temperatura de mamadeira de neném) e adicione o iogurte. Misture e deixe fora da geladeira por 8 a 12 horas, coberto com um pano de prato em local arejado. Não use tampas ou papel filme, pois precisa de ventilação. Quando chegar à consistência desejada, tampe e guarde na geladeira.

O iogurte pode ser consumido puro, com geleia de frutas, ou aveia.

Por Receitas e Dietas nas categorias Nutrição, Receitas. Tags: , , , ,

Você vai gostar

Como usar proteína de soja na dieta

Lanche Fit: Opções Rápidas e Fáceis

Receitas de Sobremesas Fit