Arroz de Risoto: Conheça o Arroz Arbório, Carnaroli e Vianole Nano

Arroz arbório é o arroz próprio para fazer risoto. Mas existem outros tipos. Saiba se é possível usar arroz agulinha na receita de risoto e a diferença entre risoto e arroz piamontês.

Alimentos Saudáveis, Nutrição, Receitas, Vegetariana

O risoto é um prato que agrada a maioria das pessoas, pela sua capacidade de combinar com infinitos ingredientes, como camarão, salsão, alho poró, frango, funghi e quaisquer outros ingredientes que sua imaginação puder alcançar. É uma base simples de risoto misturado à um creme de ingredientes.

O prato é simples, prático e delicioso. E tem como ingrediente principal o arroz arbório, o famoso arroz de risoto.

O que é o Arroz Arbório?

Arroz Arbório: próprio para fazer risotos.

É um arroz originalmente da cidade italiana Arbório. Sendo assim, o risoto é um prato tipicamente italiano, e conta-se que o primeiro risoto feito no mundo foi feito em Milão, por ocasião de um casamento no ano de 1574. Portanto não confunda arbório com arbóreo. Arbóreo é aquilo referente à árvore, e não da cidade italiana.

O arroz Arbório é arroz para risoto mais usado, mas ele não é o único que existe. Ele é mais arredondado e tem boa quantidade de amilopectina, então ele libera mais amido durante o cozimento o que faz com que ele fique bem cremoso, mas não tanto quanto outros que veremos a seguir. O interior do seu grão é firme e ele não se desmancha quando cozinha. Ele cozinha em torno de 15 minutos.

Arroz Carnaroli

Outro arroz utilizado para preparo de risotos é o arroz  Carnaroli, ele é mais usado na Itália. Ele é menor que o arbório, porém demora um pouco mais para cozinhar, mas isso faz com que ele absorva mais o sabor dos alimentos e assim como o arbório, ele também libera amido, porém em maior quantidade, deixando o risoto super cremoso. Este arroz fica pronto em 18 minutos.

Vialone Nano

E um terceiro tipo de arroz que se usa em risotos é arroz do tipo Vialone Nano, ele é o menor dos três, porém o mais cremoso de todos. Mas ele não desmancha por ter seu interior bem firme. Ideal para quem gosta do risoto bem cremoso. Seu ponto de cocção é em torno de 20 minutos.

Pode Usar Arroz Comum Para Fazer Risoto?

Muita gente quer saber se pode usar o arroz comum no risoto. O arroz agulinha, o arroz branco do nosso dia a dia no preparo do risoto. Na verdade não é possível, pois se você for preparar uma receita de risoto usando um arroz normal o resultado seguramente não será um risoto e sim um arroz empapado com ingredientes misturados. Isso porque como dissemos os arrozes (sim o plural de arroz é arrozes rsrsrs… ) usados nos risotos liberam mais amido o que fazem com que eles fiquem cremosos. O arroz agulinha não fica cremoso.

Qual a Diferença entre Arroz Piamontês e Risoto?

Arroz piamontês ou à piamontese, na verdade receita bem brasileira com arroz branco e creme de leite.

Para ficar cremoso o arroz branco comum precisa ser cozido com creme de leite. Daí que os chefes brasileiros inventaram um falso risoto quando a importação do arroz apropriado ainda era muito difícil. Então criaram a receita do arroz piamontês – ou alla piamontese, piemontese, piamontez… rsrsrs… a variedade de nomes é enorme visto que a intenção era dar um nome bacana para um arroz brasileiro que fingia ser italiano. Mas há quem ainda não saiba disso e pense que ele é uma criação bem italiana de chefes do norte da Itália na região do Piemonte… por isso que no fim ninguém sabe ao certo qual o nome verdadeiro, só mesmo que ele é feito com arroz comum e creme de leite.

É isso, agora que já conhece o arroz ideal para fazer risotos, já pode preparar o jantar!

Por Vânia nas categorias Alimentos Saudáveis, Nutrição, Receitas, Vegetariana. Tags: , , , , , , , ,

Você vai gostar

Molho de Tomate Caseiro Gourmet

Arroz Integral

Receita de Escondidinho de Carne Seca