Antepasto de Berinjela Rápido e Prático

Aprenda a fazer um delicioso antepasto de berinjela, ideal para servir de entrada antes do prato principal, acompanhando torradas ou pães.

Alimentos Saudáveis, Receitas

Os antepastos são entradas ou aperitivos servidos antes do prato principal. Servem para distrair os convidados enquanto o prato principal não é servido, e até mesmo para enganar a fome. É bom para quem está de dieta, que acaba comendo menos na refeição principal.

Muitas pessoas acabam fazendo de entrada alimentos industrializados, não muito saudáveis e com alto teor de sódio, como patês, amendoins e salaminhos, aperitivos muito comuns nas festas e jantares.

O antepasto de berinjela, que muita gente chama de patê de berinjela, é uma ótima opção para se ter em casa para o caso de uma visita inesperada por exemplo, pois ele conserva na geladeira por até três meses, desde que num pote de vidro hermeticamente fechado.

Além de ser um prato chique, o antepasto de berinjela feito em casa é barato e rende muito. É também uma boa pedida para os vegetarianos, pois não contém nenhum ingrediente de origem animal.

Normalmente esta receita de antepasto é feita no forno e com muito azeite, o que a torna mais cara e mais calórica. Mas é possível adaptar e deixar a receita ainda mais prática. A receita pode variar e não precisa ter quantidades exatas, o importante é manter o tempero e o modo de preparo.

Receita de Antepasto de Berinjela

Ingredientes

  • 1 berinjela
  • 1 pimentão amarelo
  • 1 pimentão vermelho
  • 1 cebola roxa
  • 1 cebola branca
  • 5 dentes de alho
  • 1 xícara de uva passas
  • 1 xícara de castanha em pedaços
  • 1 colher de vinagre
  • Sal a gosto
  • Azeite a gosto

    Antepasto de Berinjela: ótima pedida para os vegetarianos!

Modo de Preparo

Todos os vegetais devem ser bem lavados, descascados, se for o caso, e cortados em cubinhos. A berinjela não precisa ser descascada.

Numa panela grande coloque a berinjela para cozinhar em água com um pouco de azeite e sal, a metade da cebola e três dentes de alho inteiros, e os pimentões. Deixe cozinhar até a berinjela amolecer. Quando amolecer, escorra e reserve a água.

Numa outra panela coloque um fio de azeite e refogue o restante da cebola com o alho amassado, coloque a berinjela escorrida e refogue, adicione a colher de vinagre. Se achar que precisa de água, adicione a água do cozimento, mas normalmente não precisa.

Mexa mais um pouco, quando estiver homogêneo, desligue o fogo, coloque as passas e as castanhas. Coloque em um refratário de vidro com tampa e adicione azeite até perceber que toda a mistura está envolvida no azeite. Guarde na geladeira.

O antepasto é servido frio, acompanhando torradas. Para uma apresentação mais fitness, troque o pão sírio ou a torrada branca por torrada integral. Fica gostoso do mesmo jeito!

Experimente o antepasto para rechear pães, fazendo assim sanduíches diferentes e deliciosos. É ideal para incluir esses alimentos na dieta das crianças, que costumam ser difíceis para comer os vegetais. Quando se faz um sanduíche, elas se animam mais para comer.

Por Receitas e Dietas nas categorias Alimentos Saudáveis, Receitas. Tags: , , ,

Você vai gostar

Tapioca engorda? Tem glúten? Descubra e veja a receita

Como Preparar Lanches Rápidos, Fáceis e Saudáveis

Açúcar de Maçã: Aprenda a Receita Caseira