Açúcar de Maçã: Aprenda a Receita Caseira

O açúcar de maçã é uma alternativa natural para substituir o açúcar cristal em nossa alimentação. Ele é mais saudável e pode ajudar sua dieta.

Alimentos Saudáveis, Receitas

O açúcar é sempre visto como vilão nas dietas. Por ter um alto teor calórico e ser armazenado pelo organismo na forma de gordura, ele pode ser sim um dos culpados pela dificuldade de emagrecer.

Além de ajudar no ganho de peso, o açúcar ainda traz vários prejuízos para a saúde. O açúcar branco refinando é o pior de todos, porque recebe vários produtos químicos para ficar com a aparência que conhecemos. Por isso, alternativas menos prejudiciais como o açúcar mascavo, o açúcar demerara e o melaço de cana começam a ser mais utilizados. Recentemente falamos aqui no blog sobre o açúcar de coco, que também vem ganhando espaço.

Algo importante de se comentar é que nosso paladar é muito acostumado com o gosto açucarado. Você já deve ter notado que os sucos de frutas, por exemplo, são naturalmente doces mas, ainda assim, muita gente acrescenta um monte de açúcar para adoçar mais. Mudar esses pequenos hábitos e reeducar o paladar é muito bom para ter uma alimentação mais saudável.

Aprenda a fazer o açúcar de maçã

Aprenda a fazer o açúcar de maçã

Açúcar de Maçã

Outra opção para quem quer substitui o açúcar cristal é o açúcar de maçã. Na verdade, a receita aproveita a frutose da maçã, que é menos prejudicial que o açúcar que comumente usamos no dia a dia. O mais interessante é que ele pode ser feito em casa, sem muito trabalho desde que você tenha um desidratador de alimentos. Este não é um equipamento muito conhecido ou comum de ser encontrado mas é capaz de produzir frutas e legumes desidratados que podem ser usadas em várias receitas ou armazenadas por mais tempo sem perder os nutrientes. O aparelho também é muito útil para secar grãos e folhas para chás.

Receita:

Escolha maçãs bem maduras, para estarem mais adocicada. Lave bem a casca, corte as frutas ao meio e retire as sementes. Depois coloque as maçãs picadas no liquidificador ou no processador e bata até obter um purê. Se for necessário, acrescente um pouco de água filtrada para ajudar a bater. 8 xícaras do purê de maçã rendem, em média, 2 xícaras de açúcar.

Coloque esse purê de maçã para desidratar num desidratador de frutas à temperatura de 60º C. O tempo de desidratação vai depender da quantidade água do seu purê. Segundo o site Learning and Yearning, pode levar até 24 horas para o purê ficar totalmente seco. Depois disso é só bater a massa no liquidificador para obter um pó.

Você pode usar o microondas ou o forno convencional, mas o efeito não pode ser o mesmo. Para o forno, é importante deixar em uma temperatura bem baixa, cerca de 50 graus para que a fruta desidrate e não asse ou torre e queime. No caso do microondas é indicado usar a função descongelar.

Benefícios da Maçã Para a Nossa Saúde

A maçã contém um tipo de fibra muito benéfica para o organismo: a pectina. Ela é excelente para as dietas de emagrecimento porque diminui a sensação de fome e ainda controlar os picos de glicose. Outro grande benefício das fibras está no melhor funcionamento do intestino, combatendo a prisão de ventre e o inchaço.

Além de auxiliar no emagrecimento, a maçã pode diminuir a glicose dos diabéticos e contribuir para o controle do colesterol. A presença dos antioxidantes fortalece as defesas naturais do organismo e combater os radicais livres.

Por Mila Silva nas categorias Alimentos Saudáveis, Receitas. Tags: , , , , , ,

Você vai gostar

Aveia, Linhaça, Quinoa e Chia: as Sementes que Fazem Bem

Porque Comer Arroz Integral?

Como Preparar Lanches Rápidos, Fáceis e Saudáveis