Selênio, Um Antioxidante Poderoso

O selênio é um nutriente mineral presente em alguns alimentos como a castanha do pará, com função antioxidante é importante para melhora do sistema imunológico.

Nutrição, Saúde

O selênio (Se) é um micronutriente mineral com poderosa ação antioxidante, anti-inflamatória e até mesmo anticancerígena. Ele é essencial à manutenção da nossa saúde, e é necessário para o funcionamento correto do sistema antioxidante do corpo, que ajuda a reduzir os níveis de radicais livres prejudiciais. É também um co-fator necessário para a produção de um dos antioxidantes mais importantes do corpo humano, a enzima glutationa peroxidase; além de trabalhar em conjunto com a vitamina E para a manutenção de outros processos que neutralizam radicais livres. Essa poderosa ação antioxidante também faz do selênio um aliado na prevenção de vários tipos de câncer, protegendo as células contra toxinas que podem causar tumores e participando de processos que “consertam” danos causados ao DNA.

Ele é fundamental na manutenção das funções da tireoide, prevenindo doenças como hipertireoidismo ou hipotireoidismo, condições que requerem acompanhamento médico. O selênio também ajuda a diminuir sintomas de asma e artrite, além de estar relacionado à prevenção de doenças neurodegenerativas e cardiovasculares, reduzir os sintomas do HIV e diminuir a infecção pelo vírus da influenza (gripe comum); o que prova que esse nutriente é essencial para a manutenção e saúde do sistema imunológico do corpo humano. Sem o selênio, nos tornamos mais vulneráveis aos ataques de agentes infecciosos, à inflamações, e ao estresse oxidativo.

Castanha do Pará, rica em selênio

A biodisponibilidade do selênio é dependente da forma em que este é ingerido. A selenometionina (SeMet) e a selenocisteína (SeCys) são as principais formas orgânicas de selênio encontradas em alimentos de origem vegetal e animal, respectivamente, sendo a SeMet melhor absorvida que a SeCys.

Os alimentos ricos em selênio

  • Castanhas do pará (também conhecidas como castanhas do Brasil) – 1.500 µg
  • Gérmen de trigo – 300 µg
  • Levedo de cerveja – 260 µg
  • Rins – 250 µg
  • Fígado – 150 µg
  • Atum – 90 µg
  • Sementes de girassol – 45 µg
  • Mariscos – 40 µg
  • Lentilhas – 30 µg
  • Castanhas de caju – 30 µg

Unidade de medida: Quantidade de Selênio Se em microgramas (µg) em 100 gramas

Por Paula nas categorias Nutrição, Saúde. Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Você vai gostar

Ômega 3

Conheça 5 Alimentos para uma Pele Bonita

Quais São os Benefícios do Própolis Para a Saúde?