Qual É a Quantidade Máxima de Açúcar Recomendada?

O açúcar faz parte da nossa alimentação, mas o consumo excessivo é muito prejudicial para a saúde. Veja o que diz a OMS sobre a ingestão diária de doces.

Nutrição, Saúde

Em março desse ano, a Organização Mundial de Saúde lançou uma nova diretriz sobre o consumo de açúcar. Preocupado com os altos índices de obesidade no mundo, além das doenças dentárias, o órgão passou reduziu a recomendação do alimento em 50%. Na última diretriz sobre o assunto, lançada a mais de 10 anos, recomendava-se que 10% do total de calorias ingeridas venha da ingestão de açúcar.

Agora, a OMS diminuiu essa quantidade para 5% do que comemos diariamente.

Quanto açúcar devo comer?

Em uma dieta para manutenção do peso, devemos ingerir até 2.000 calorias por dia. Assim, a recomendação da OMS é de que apenas 100 calorias venham do consumo de açúcar. Nessa categoria estão incluídos todos os doces, mel, sucos e até as polpas de frutas. Qualquer tipo de açúcar – sacarose, glicose e frutose – fica limitado a essa quantia.

Para que você tenha uma noção um pouco mais clara, 100 calorias equivalem a 6 colheres (chá) ou 25 g de açúcar. Os sachês usados em lanchonetes e cafeterias tem 5 g de açúcar. Assim, você poderia usar até 5 pacotinhos por dia, pensando que todo o açúcar da alimentação será obtido pelo consumo do pó. Porém, quase sempre ingerimos alimentos que já têm açúcar no preparo, como doces, balas e bolachas.

Açúcar

Devemos evitar o consumo exagerado de açúcar para manter a saúde em dia

Em um copo (200 ml) de coca-cola, temos 21 g de açúcar. Assim, apenas 1 lata do refrigerante já é o suficiente para estourar a cota recomendada pela OMS. Em 100 g de abacaxi, pera ou maçã temos 10 g de açúcar. No entanto, as frutas contém também fibras, que dificultam a absorção da glicose. Por isso, os sucos são mais indicados, ainda que também sejam açucarados.

Informações da OMS

Nós ocidentais devemos reduzir, e muito, a quantidade de açúcar ingerida por dia. Apesar das recomendações da OMS, o consumo médio é de cerca de 150 g por dia, incluindo o uso do açúcar puro e produtos industrializados feitos com ele. Fazendo as contas, precisamos diminuir a ingestão em 1/6 para alcançar a meta estabelecida pelo órgão de saúde.

Ainda sobre as quantidades recomendadas, a OMS afirma que 50 g de açúcar por dia (10% das calorias diárias) são o máximo que alguém deve consumir para não arriscar a saúde. Porém, a redução para 25 g é mais positiva e ajuda fortemente na prevenção de doenças como a obesidade, o diabetes e a formação de cáries.

A dica, portanto, é evitar acrescentar açúcar a bebidas como chás, sucos e o cafezinho de todos os dias. Também é importante ficar de olho nos rótulos dos alimentos industrializados para saber quantos gramas de açúcar eles contêm.

Por Mila Silva nas categorias Nutrição, Saúde. Tags: , , , , , ,

Você vai gostar

Aveia, Linhaça, Quinoa e Chia: as Sementes que Fazem Bem

Benefícios do Açúcar de Coco

Chá Verde: Tudo o Que Você Quer Saber