Para que serve a Vitamina B12?

Conheça para que serve a Vitamina B12 e quais os riscos de uma carência desta vitamina no organismo. Conheça os motivos pelos quais quem segue uma dieta vegetariana e vegana deve tomar mais cuidados.

Nutrição, Saúde

Uma grande preocupação de quem segue a dieta vegetariana e dieta vegana é o que se diz sobre os riscos de não suprir as necessidades de Vitamina B12 no organismo.

Isso porque é sabido que a Vitamina B12, a cianocobalamina, ou cobalamina, é encontrada em alimentos de origem animal, única e exclusivamente. E pessoas que seguem uma dieta vegetariana, e principalmente os veganos, sofrem com a carência desta vitamina por não se alimentarem de nenhum tipo de comida de origem animal.

Mas, afinal, a Vitamina B12 é bom para que? Vejamos.

Vitamina B12 Baixa

Vitamina B12 em Cápsula

Os níveis de Vitamina B12 devem estar dentro da normalidade para evitar doenças neurológicas.

Para o organismo, é essencial que o corpo tenha níveis normais de Vitamina B12.  A Vitamina B12 é muito importante, pois a sua função é a formação das hemácias, os glóbulos vermelhos, e sua carência faz com que haja uma alteração na estrutura da célula.

A falta desta vitamina acarreta entre outros problemas neurológicos, anemia perniciosa, ou anemia megaloblástica em casos de deficiência também do ácido fólico.

Um outro problema relacionado à falta de Vitamina B12 são problemas nos cromossomos. Na verdade, descobriu-se que com a ingestão desta vitamina, as quebras dos cromossomos foram reduzidas. Essas alterações no DNA são fatores que levam ao desenvolvimento de câncer.

Os primeiros sintomas da carência de Vitamina B12 são formigamentos e perda de concentração e memória. E em alguns casos distúrbios psiquiátricos.

Para um diagnóstico preciso é indispensável os exames de sangue e um profissional médico habilitado para isso, pois é necessário fazer uma análise mais ampla de outros exames clínicos.

Oficialmente a referência para Vitamina B12 é entre 200 a 900 pg/mL, mas pesquisas mostram que abaixo de 490 já é considerado baixo e com 350 já é possível começar os sintomas da deficiência.

O inverso, não é causa de preocupação, ou seja, a Vitamina B12 alta é rara, pois o próprio organismo elimina o excesso.

A suplementação de Vitamina B12 pode ser feita via oral, ou injetável. A forma injetável é mais antiga e era a mais usada, e deveria ser reaplicada a cada seis meses. Porém hoje a mais recomendada é a vitamina B12 comprimido oral e sublingual. Leia a bula para orientações, mas só tome a Vitamina B 12 com orientação médica.

A vitamina B12 é absorvida pelo estômago, e em casos de cirurgia bariátrica (redução de estômago) sua reposição é imprescindível.

Vitamina B12 Engorda?

Muita gente tem receio que a suplementação de Vitamina B12 engorda, mas nenhuma vitamina do Complexo B engorda.

O que acontece é que a falta de Vitamina faz com que o apetite seja diminuído, e voltando as taxas normais, o apetite volta, e a pessoa volta a se alimentar normalmente. Mas nestes caso não pode considerar que a vitamina que engorda.

Por outro lado, existem aqueles que pregam que a suplementação de Vitamina B12 injetável ajuda a perder peso e emagrecer. Com a ideia de que a Vitamina B12 acelera o metabolismo e ajuda quem está de dieta. Mas nada disso, a Vitamina B12 não deve ser consumida para emagrecer ou engordar, ela deve ser consumida por questão de saúde.

Alimentos com Vitamina B12

A vitamina B12 é encontrada somente em alimentos de origem animal, como carnes, ovos, leites e seus derivados. Há alimentos fortificados, que são enriquecidos com Vitamina B12 também, como alguns cereais.

Há a falsa ideia de que o levedo de cerveja, as algas e alimentos fermentados contém Vitamina B12, mas a vitamina B12 encontrada não é suficiente para manter a saúde e pode até prejudicar a absosrção da verdadeira B12.

Uma preocupação dos veganos é de onde vem a Vitamina B12 encontrada em capsulas. Com receio de que sejam provindos de animais também. Mas a Vitamina B12 em comprimidos é feita em laboratório, através de bactérias.

Por Vânia nas categorias Nutrição, Saúde. Tags: , , , , , , , ,

Você vai gostar

Dieta Orgânica

Dieta Vegana

Dieta Vegetariana

Comentários (2)

  • Irineu Alves disse em 24/06/2015 às 20:04:

    Muito boa a informação ; mas seria completa se acrescentassem
    as duvidas de pessoas e diversas formas de participar delas.

    • Vânia disse em 28/06/2015 às 12:03:

      O que você sugere, Irineu?