Como Diminuir a Vontade de Comer Doces?

Doces são verdadeiras tentações, mas existem truques para driblar a vontade de consumir balas, sorvete, chocolate e outras delícias. Veja o que fazer!

Nutrição, Saúde

Você sabia que comer doces pode ser tão viciante quanto o uso de drogas? O açúcar libera em nosso organismo substâncias que aumentam a sensação bem-estar. Por isso, aquele chocolate que desejamos com ansiedade não é apenas saboroso, ele também traz prazer e relaxamento. O problema é que a sensação gostosa faz com que queiramos sempre mais, mas o exagero no consumo de doces pode acarretar doenças, além do ganho de peso.

Assim, quem sofre com a compulsão por doces deve encontrar formas de driblar o vício. A dica principal é enganar o organismo, ou seja, fazer com que ele se sinta bem mesmo sem a ingestão de açúcar. Outros alimentos e atividade física também liberam substâncias que dão prazer. Várias dicas simples podem ajudar nessa árdua tarefa:

Não Beba Líquidos Durante as Refeições

Tomar água, suco e refrigerante durante as refeições pode fazer com que você sinta mais fome e vontade de comer doce. Acontece que os líquidos facilitam a passagem dos alimentos do estômago para o intestino. Dito assim, até parece uma boa pedida, mas quando o que comemos não fica muito tempo no estômago, logo sentimos fome novamente.

Nada de açúcar!

Nada de açúcar!

Faça Exercícios Físicos

Os exercícios não servem somente para fortalecer os músculos e gastar calorias. Eles também tem papel importante na redução do apetite. Com a atividade, o organismo libera substâncias com a endorfina, responsáveis pela sensação de bem-estar. Assim, o exercício funciona como o doce, porém traz benefícios para a saúde.

Coma Mais Alimentos Que Contêm Triptofanos

O triptofano é uma substância que estimula a captação de serotonina. Assim, quanto mais triptofanos, mais sensação de felicidade. Alguns alimentos como a aveia, a banana, a canela, a maçã e a castanha-do-pará, por exemplo, são fonte dessa substância e ainda possuem propriedades benéficas. Um chazinho de maçã e canela pode ser ótimo para afastar a vontade de comer doces ou uma banana amassada com um pouco de aveia.

Faça Refeições na Hora Certa

O ideal é comer sempre de 3 em 3 horas, independente de sentir fome ou não. Aliás sentir muita fome já um mau sinal, pois o organismo está necessitando de nutrientes. Estabelecer horários é uma boa forma de criar rotina e, assim, não beliscar ao longo do dia. Também é legal planejar o que você vai comer em cada refeição, evitando, assim, lanches fora de hora.

Evite Ver Doces

Você já deve ter ouvido que comemos os olhos e isso é, de certa forma, uma verdade. Quando vemos algo apetitoso, bonito e chamativo, sentimos aquela vontade irresistível de comê-lo. Quem assiste programas de culinária possivelmente passou pela situação de correr para a cozinha na hora do intervalo para fazer uma boquinha. Se as delícias exibidas forem doces, a reação é pior ainda. Por isso, o ideal é evitar a tentação. Não entre e  confeitarias, lojas de doces ou mesmo das atrações televisivas repletas de sobremesas.

Por Mila Silva nas categorias Nutrição, Saúde. Tags: , , , , ,

Você vai gostar

Aveia, Linhaça, Quinoa e Chia: as Sementes que Fazem Bem

Receitas de Sobremesas Fit

O que é e quais são os benefícios do sal light?