Benefícios do Açúcar de Coco

Você já ouviu falar no açúcar de coco? Esse adoçante natural é rico em nutrientes benéficos e tem baixo índice glicêmico, ajudando na prevenção do diabetes.

Nutrição

Todo mundo sabe que o açúcar branco não é nada saudável. Porém, os adoçantes industrializados não são melhores para a saúde. Diante disso, qual é a melhor alternativa para adoçar receitas?

O açúcar de coco vem se destacando com uma opção nutritiva e mais sustentável para quem quer cuidar do corpo. Vamos saber um pouco mais sobre esse produto natural.

Sobre a Produção do Açúcar

O açúcar mais consumido aqui no Brasil é feito a partir da cana. A cana é rica em nutrientes, mas com o processo de refinamento do açúcar (que deixa os cristais branquinhos), quase todo potencial nutritivo vai embora. Além disso, o refino acrescenta substâncias que podem ser nocivas ao organismo. O resultado é um alimento calórico, pobre em vitaminas e com efeito tóxico.

O açúcar de coco é diferente porque não passa por refinamento. Ele é extraído das folhas da palma de coco, que possuem um néctar adocicado. Essa substância é aquecida até virar um caramelo grosso (semelhante ao melado). Depois de seco, o açúcar é triturado formando grãos de cor amarronzada.

Açúcar de Coco

Conheça os benefícios do adoçante mais sustentável do mundo

Benefícios Para a Saúde

Com esse processo de extração mais natural, o açúcar de coco preserva nutrientes que são perdidos no açúcar refinado – lembrando que o açúcar mascavo e o melado também são mais nutritivos que açúcar branco.

O açúcar de coco contém alto teor de potássio, magnésio, zinco e ferro, além de forte de vitaminas do complexo B (B1, B2, B3 e B6). A combinação de vitaminas e minerais torna o alimento mais nutritivo e funcional, ajudando na prevenção de doenças.

Outro ponto importante é índice glicêmico – taxa que se refere à absorção do açúcar pelo organismo. O açúcar branco tem índice glicêmico 68. Ele é rapidamente absorvido pelo organismo, causando picos de glicose no sangue e maior produção de insulina. Para evitar o diabetes do tipo 2, é importante observar o índice glicêmico dos alimentos. No caso do açúcar de coco, a taxa é de 35, ou seja, quase metade do açúcar branco.

Açúcar de Coco Emagrece?

O açúcar de coco é tão calórico quanto o açúcar normal. A grande diferença, como comentamos, é a maior quantidade de nutrientes. Isso quer dizer que você deve diminuir a quantidade de açúcar ingerida se quiser perder peso, mas o açúcar de coco oferece calorias com melhor qualidade.

Se for fazer um bolo integral, por exemplo, o açúcar de coco é muito mais indicado. Ainda assim, é importante consumi-lo sem exageros e juntamente com outros alimentos saudáveis.

Por Mila Silva nas categorias Nutrição. Tags: , , , ,

Você vai gostar

Qual É a Quantidade Máxima de Açúcar Recomendada?

Aveia, Linhaça, Quinoa e Chia: as Sementes que Fazem Bem

5 Receitas Diferentes de Suco Verde