Alface Fresca por Mais Tempo: Como Limpar e Guardar as Folhas

Aprenda dicas de como conservar por mais tempo as suas folhas de alface. Com alguns cuidados simples, as folhas ficarão frescas por muito mais tempo. As dicas também servem para outras verduras.

Nutrição

Uma salada fresquinha e saborosa pode sempre cai muito bem. Além de ser gostosa, faz muito bem à saúde. O problema é quando você esquece o pé de alface na gaveta de vegetais e ele acaba murcho depois de alguns dias. Para evitar que isso aconteça, é importante tomar alguns cuidados assim que você chega do supermercado com as verduras. Dá um pouco de trabalho, mas vale a pena porque as folhas não ficam murchas e duram bem mais tempo na geladeira. É ótimo para as casas com poucas pessoas, que gastam menos e assim as verduras ficam guardadas por mais tempo.

Se você seguir todos os passos de limpeza e armazenagem, o alface – e outras verduras folhosas – vão se manter crocantes e verdinhas por até 5 dias na geladeira. Um truque para quem não tem muito tempo é combinar diversos tipos de folhas na hora de guardar. Assim, você terá uma salada quase pronta em poucos segundos!

Como Limpar as Folhas de Alface?

Como guardar folhas de alface para durarem mais

Com os devidos cuidados as folhas de alface duram muito mais.

A melhor maneira de limpar as folhas é usando uma solução de hipoclorito de sódio e água. Para quem não sabe, o hipoclorito de sódio é a base da água sanitária que usamos em casa. Para uso em alimentos, a concentração deve ser de 2,5%. A dica é ler no rótulo se a cândida pode ser usada em produtos que serão ingeridos. Veja a receitinha:

  • 1 colher (sopa) de hipoclorito de sódio
  • 1 litro de água

Misture e mergulhe as folhas já separadas do talo principal. Antes de limpar, separe aquelas que estão murchas ou estragadas. Deixe-as de molho por cerca de 30 minutos. Se quiser, você também pode usar produtos vendidos no mercado especialmente para a limpeza de frutas e verduras. Nesse caso, é importante seguir as recomendações do fabricante. Depois desse processo, lave cada folha separadamente em água corrente.

Importante: o vinagre, que muitas pessoas recomendam para a limpeza de verduras, não é capaz de realmente matar os microrganismos.

Como Guardar as Folhas de Alface?

Agora que todas as folhas estão limpinhas, é hora de guardá-las. O procedimento não é exatamente simples, mas vai garantir que seu alface fique fresco por vários dias. Primeiro, é preciso secar cada uma das folhas. Se você tem em casa um secador de salada, metade do problema está resolvido. Se não, passe um pano limpo por todas as folhas, removendo as gotinhas de água.

O próximo passo é guardar em um pote de plástico com tampa, daquele que todo mundo tem em casa. Mas não adianta só colocar as folhas de alface lá dentro. O fundo do pote deve ser forrado com papel toalha. Então coloque uma camada de folhas e outra de papel toalha. Vá alternado camadas de alface e papel toalha até encher a vasilha. Então é só colocar na geladeira.

Na hora de usar é só retirar da geladeira e pronto! As folhas estarão fresquinhas e crocantes!

Por Mila Silva nas categorias Nutrição. Tags: , , , , , , , ,

Você vai gostar

Selênio, Um Antioxidante Poderoso

4 Novas Regras para uma Alimentação Saudável

O que e quando comer após os exercícios?