A Soja É um Alimento Saudável?

A soja é um alimento polêmico. Apesar de estar cada vez mais presente em nossa alimentação, o cultivo transgênico deixa dúvidas sobre seus malefícios para s a saúde. Será que o grão faz bem ou faz mal?

Nutrição, Saúde

De acordo com o Embrapa, a soja (Glycine max (L.) Merrill) cultivada atualmente é bastante diversa da planta que lhe deu origem. A história do consumo da soja surge com o cruzamento natural de espécie selvagens da planta. Na China Antiga, estudiosos da épica fizeram melhorias para que a espécie pudesse ser usada na agricultura.

A importância da soja na alimentação dos chineses da antiguidade era tão grande que o grão, assim como o trigo, o centeio e o arroz, era tido como sagrado por aquela civilização. Diversos rituais era realizados na épica do plantio e da colheita da soja, com cerimônias especiais.

Aqui no Brasil, a soja chegou ao final de 1891. Na virada do século XIX para o século XX, o Instituto e Agronômico de Campinas realizou uma distribuição de sementes da planta para agricultores da região. Mais ou menos na mesma época, as primeiros cultivos começam a ser feitos no Sul do país. Assim, a soja se expandiu por todo o território, sendo hoje uma dos nosso principais cultivos.

Será que a soja faz bem ou faz mal?

Será que a soja faz bem ou faz mal?

A soja é benéfica?

Nos últimos anos, tivemos um aumento considerável na procura de produtos à base de soja e, também uma crescimento na população vegetariana e vegana, o que aumentou o consumo do grão mundialmente. Mas, em contra partida, aumentou-se também as discussões em torno dos possíveis malefícios da soja para o nosso organismo, uma vez que o grão já passou por várias modificações genéticas no decorrer da história.

Na opinião de muitos especialistas, a soja é rica em vitaminas e uma boa fonte de minerais como o cálcio, magnésio, zinco, potássio e fósforo. Eça também contém antioxidantes naturais e, por isso, diminui o colesterol ruim, ajuda na saúde do coração, auxilia no aumento do metabolismo e da produção de insulina no fígado e ainda ajuda na saúde dos ossos.

Cuidados com o consumo da soja

Apesar dos benefícios, devemos ficar atentos a algumas informações referente a consumo da soja:

  • A soja não fornece as proteínas completas para o nosso organismos, como todas as leguminosas, a soja é deficiente em aminoácidos sulfurosos como a cistina e metionina;
  • A vitamina B12 presente na soja não pode ser utilizado pelo corpo humano, e uma dieta a base de alimentos provenientes da soja causam ao corpo uma necessidade maior de B12;
  • Na dieta dos bebês, também como única fonte de alimento, a soja pode aumentar a necessidade de vitamina D do corpo, necessária para o fortalecimento dos ossos e para o desenvolvimento em geral;
  • Derivados de soja podem causar deficiências em cálcio e em vitamina D, ambos necessários para a saúde dos ossos.

Sempre é importante falar, que se tratando de saúde somente um especialista pode dizer o que é realmente indicado para cada caso, então sempre que precisar adaptar a sua dieta, procure um nutricionista ou endócrino da sua confiança.

Por Mila Silva nas categorias Nutrição, Saúde. Tags: , , , , ,

Você vai gostar

Lecitina de Soja: Indicações e Para Que Serve

4 Novas Regras para uma Alimentação Saudável

Conheça 5 Alimentos para uma Pele Bonita