O Tofu

O tofu é um derivado da soja rico em proteínas, minerais e antioxidantes poderosos. É um excelente alimento que reduz os níveis de colesterol, prevenindo doenças cardíacas, e possui alto teor de ferro, que combate a anemia. Leia aqui sobre todos os benefícios do tofu!

Alimentos Saudáveis, Light, Vegetariana

O tofu é um alimento altamente nutritivo e rico em proteínas, feito a partir dos coalhos do leite de soja. Descoberto há mais de 2000 anos pelos Chineses, o tofu era às vezes chamado de “o queijo da Ásia” devido à sua semelhança com um bloco de queijo branco, mas hoje é mais chamado de queijo de soja.

Tofu, derivado da soja com alto teor de proteínas

Antigamente encontrado apenas em mercados de produtos asiáticos, esse alimento suave pode facilmente assumir o sabor de outros ingredientes ao seu redor, o que faz dele um elemento versátil e nutritivo em uma dieta saudável. Hoje em dia o tofu pode ser encontrado em vários supermercados e feiras de bairro, facilitando o acesso das pessoas a essa alternativa culinária. Existem 3 variações de tofu: o firme, o semi-firme (ou soft) e o pastoso. Cada um serve melhor para um tipo de receita, dependendo do efeito que você deseja alcançar no prato. O tofu firme serve para fritar, amassar, e substituir carnes e peixes; o semi-firme serve para fazer patês e requeijão; e o pastoso serve para fazer iogurtes e outras sobremesas.
tofu e seus nutrientes

Benefícios Cardiovasculares do Tofu

Pesquisas recentes mostram que a ingestão regular de proteínas de soja auxiliam a reduzir os níveis de colesterol total em até 30% e os níveis de LDL (também conhecido como “colesterol ruim”) em até 40%, além de reduzir também os triglicérides e diminuir a tendência das plaquetas do sange de formar coágulos. As proteínas da soja encontradas no tofu também são responsáveis pelo aumento dos níveis de HDL, ou “colesterol bom”. Tudo isso são ótimas notícias para quem quer evitar arteriosclerose, diabetes, doenças do coração e outros problemas coronários. Altos níveis de colesterol ruim, ou LDL, podem levar a um acúmulo de depósitos de colesterol nos vasos sanguíneos; e se esses depósitos crescerem demais ou se soltarem na corrente sanguínea, podem causar ataques cardíacos e derrames. Os triglicérides são uma forma na qual as gorduras são transportadas pelo sangue, e altos níveis de triglicérides, como os vistos em diabéticos, também contribuem para o desenvolvimento desses perigosos depósitos de colesterol e doenças cardíacas.  As proteínas da soja, no entanto, tratam desses problemas, reduzindo bastante os riscos de doenças coronárias e outros problemas relacionados à hipercolesterolemia.

Rico em Minerais e Proteção Antioxidante

O tofu é uma ótima fonte de ferro, fornecendo 33% da ingestão diária recomendada desse mineral em apenas 100 gramas. O ferro é usado principalmente para a produção de hemoglobina, uma molécula essencial para a produção de energia já que ela é responsável pelo transporte e liberação de oxigênio pelo corpo. A síntese de hemoglobina também requer outro mineral, o cobre, sem o qual o ferro não pode ser adequadamente utilizado nas células vermelhas (hemácias). Por sorte, o tofu também contém 11% da ingestão recomendada diária de cobre!

Além do seu papel na síntese de hemoglobina, o cobre é útil em reduzir os sintomas de artrite reumatóide.
Ao lado do manganês (outro micronutriente abundante no tofu), o cobre é um co-fator essencial na produção de uma enzima chave chamada superóxido dismutase, que neutraliza os radicais livres produzidos dentro da mitocôndria (as fábricas de energia dentro de nossas células). O cobre também é necessário para a atividade da lisil oxidase, uma enzima envolvida na ligação transversa do colágeno e elastina, ambos são substâncias que formam a pele e dão elasticidade aos vasos sanguíneos, ossos e cartilagens. O tofu fornece 34% da ingestão diária recomendada de manganês.

Perda de Peso

Como o tofu contém tantos nutrientes essenciais em uma porção de apenas 70-100 calorias, ele é um auxílio poderoso na perda de peso e em regimes para manutenção de um peso saudável. Ele possui os benefícios das proteínas sem conter gorduras saturadas como a carne.

Quer Ficar Forte? Coma Tofu!

Não pense que uma refeição sem carne é uma refeição sem proteínas! As proteínas são essenciais para a formação de músculos e 100 gramas de tofu fornecem 9,3 gramas de proteína, ou seja, 18,5% da ingestão diária recomendada. Isto sem os malefícios da gordura saturada e homocisteína contidas na carne, e por apenas 85 calorias!

Dicas Rápidas de Como Consumir Tofu

  • Bata em um liquidificador um bloco de tofu, azeite de oliva extra-virgem, 3 dentes de alho e suco de um limão para fazer um patê de alho
  • Misture em uma frigideira o tofu com uma colher de chá de cúrcuma (para dar uma coloração amarela) e alguns de seus legumes prediletos para um café da manhã super nutritivo
  • Bata em um liquidificador um bloco de tofu macio com suas frutas prediletas e mel para comer de sobremesa
  • Adicione pequenos cubos de tofu ao missoshiro (sopa japonesa à base de missô)

Por Paula nas categorias Alimentos Saudáveis, Light, Vegetariana. Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Você vai gostar

Dieta dos 8 Grãos

Conheça 5 Alimentos para uma Pele Bonita

Alimentos que satisfazem

Comentários (3)

  • Berenice de aguiar disse em 23/04/2015 às 14:27:

    Necessitando de consumir Tofu em dieta e não estou encontrando aqui no Rio de Janeiro.

  • Berenice de aguiar disse em 23/04/2015 às 14:26:

    Por gentileza,
    Em quais locais posso encontrar a venda no Rio de Janeiro de Tofu????

    • Vânia disse em 28/04/2015 às 14:46:

      Boa tarde, normalmente em supermercados de grandes redes e delicatessen e no mercado municipal é possível encontrar. Boa sorte.