Frutas Que Emagrecem

Apesar de não fazerem milagres, as frutas são bastante indicadas para quem quer perder peso com saúde e rapidamente. Veja quais são as frutas mais emagrecedoras.

Light, Nutrição

Basta ver uma dieta indicada por um nutricionista para encontrar várias frutas no cardápio. Essa indicação não é por acaso, já que as frutas são bastante nutritivas e possuem propriedades importantes para o nosso organismo. O que deixa muitas pessoas na dúvida é qual fruta consumir, porque muitas são taxadas de calóricas e engordativas.

O abacate e a banana, por exemplo, não têm boa fama no mundo das dietas. Já o abacaxi e o limão são recomendados como emagrecedores. Mas será que essas informações são verdadeiras? Quais frutas ajudam no emagrecimento? Existem frutas que devem ficar de fora da minha dieta? Se você está com alguma dessas dúvidas, hoje a gente vai tentar esclarecê-las de forma bem simples.

Existem frutas que emagrecem?

Quando falamos de emagrecimento, é sempre importante lembrar que não existem milagres. Isso significa que a dieta do abacaxi, a água de limão e outras indicações desse tipo não vão acabar com a gordura de forma mágica. O que realmente precisamos para emagrecer é de comer menos calorias, mas de forma saudável e com todos os nutrientes necessários para o corpo.

Por isso, as frutas podem ajudar no emagrecimento. Deixando de lado a quantidade de calorias, elas garantem nutrientes como vitaminas e sais minerais, além de fibras, antioxidantes e outras substâncias importantes. Assim, a ingestão de frutas faz com que o organismo funcione melhor, o que contribui para a perda de peso.

Frutas para emgrecer

Coma mais frutas para perder peso com saúde

Quais são os benefícios das frutas?

Escolher as frutas certas, como você verá a seguir, pode ser uma forma de potencializar sua dieta. As ricas em fibras, por exemplo, são ótimas para diminuir o apetite e melhorar o funcionamento do intestino. Já a banana, má vista pelo teor de carboidratos, é rica em triptofanos, que reduzem a ansiedade. Assim, se você quer emagrecer com saúde, variar nas frutas e conhecer mais sobre suas propriedades pode ser uma boa maneira de manter a forma.

Veja alguns dos benefícios das frutas:

  • São ricas em nutrientes como vitaminas e sais minerais;
  • A polpa e a casca são fonte de fibras que ajudam no emagrecimento;
  • Elas contém antioxidantes, que combatem os radicais livres e o envelhecimento celular precoce;
  • Em comparação a alimentos industrializados, as frutas tendem a ser menos calóricas e mais benéficas para o organismo.

Por tudo isso, não dá pra deixar as frutas de fora do cardápio, seja in natura ou no preparo de sucos e vitaminas.

Quanto e como comer?

Os nutricionistas indicam de 3 a 5 porções de fruta por dia. O ideal é que elas consumidas entre as refeições principais, como lanches ou como sobremesas. Entre o café da manhã e o almoço, por exemplo, você pode comer uma fruta. Ela também pode fazer parte do seu desjejum juntamente com cereais ou na forma de suco. Para quem gosta de frutas nas saladas, vale a pena comer as cítricas, que favorecem a absorção do ferro contido nos vegetais. O único porém em relação ao consumo é a quantidade, já que a frutose (açúcar da frutas) é bastante calórica. Sem excessos, é possível aproveitar todos os benefícios das frutas e ainda perde peso.

Frutas emagrecedoras

Com tudo o que vimos até aqui, podemos concluir que todas as frutas são ótimos alimentos, mesmo aquelas mais calóricas. No entanto, algumas são mais indicadas para quem quer perder peso. Veja a lista:

Abacate

Para começar, vamos falar do famigerado abacate. Ele é calórico e gorduroso, mas são justamente essas gorduras que podem contribuir para a perda de peso. Gorduras para emagrecer? Sim, porque são gorduras boas. Alguns estudos mostram que o abacate não só ajuda a regular os níveis de colesterol no sangue como também pode diminuir a gordura localizada. Isso acontece porque os ácidos graxos contidos na fruta ajudam na eliminação das gorduras ruins. Para aproveitar esse benefício, basta comer meio abacate diariamente.

Maçã Emagrece

Comer maça todos os dias é ótimo para a dieta

Abacaxi

Dizem que o abacaxi queima gorduras, mas não é bem assim. Ele é bom para o organismo porque melhora a digestão e estimula nosso sistema imune, mas comer um monte de abacaxi não vai fazer com que você diminua suas medidas. O ideal é consumir por dia 1 xícara (chá) de abacaxi picado – aproveita a casca para fazer chás e sucos. Com essa quantia, você consumirá a quantidade necessária de cromo, um mineral que reduz naturalmente o apetite.

Banana

Falamos rapidamente da banana, mas ela merece um pouco mais de espaço. O amido contido na polpa da fruta é bem benéfico para o organismo, porque fornece energia de forma mais lenta que outros carboidratos. Outro benefício da banana é quantidade de triptofanos, uma substância que participa da síntese da serotonina, melhorando o bem estar. Se você é do tipo ansiosa, comer 1 banana por dia pode ajudar a controlar a ansiedade e a diminuir aquela gana por doces.

Frutas Vermelhas

As frutas vermelhas como o morango, as amoras e as framboesas não são tão comuns aqui no Brasil, o que dificulta o consumo. Porém, compensa pagar um pouquinho mais caro para comê-las, pelo menos durante os meses em que elas aparecem nos mercados e feiras. O segredos dessas frutas está no alto teor de antioxidantes que melhoram as defesas do organismo, controlam os índices de gordura e previnem as doenças cardiovasculares.

Maçã

A maçã é poderosa para o emagrecimento. Uma pesquisa feita recentemente com dois grupos de mulheres mostrou que aquelas que consumiram pelo menos 1 maçã por dia emagreceram mais que as que não comeram a fruta. A explicação para esse efeito está nas fibras solúveis da maçã, que dificultam a absorção de gorduras e açúcares durante a digestão. O segredo é comer de 1 a 2 maçãs por dia, sempre com a casca, que é a principal fonte de fibras.

Por Mila Silva nas categorias Light, Nutrição. Tags: , , , , , , , , , , , ,

Você vai gostar

Quantos Quilos Posso Perder em 1 Semana?

Alimentos Que Ajudam a Emagrecer

Dieta do Tipo Sanguíneo: Tipo O