Quantas Calorias Devo Comer Por Dia Para Perder Peso?

Você sabe quantas calorias você precisa consumir por dia para emagrecer com saúde? Com o cálculo da taxa metabólica basal você consegue descobrir o seu gasto calórico diário.

Dietas

O ganho de peso, assim como o emagrecimento, depende de uma fórmula matemática do nosso organismo. O corpo precisa de uma quantidade de energia para funcionar. Essa energia vem dos alimentos que consumimos por meio das calorias. Cada pessoa precisa de uma ingestão calórica diferente, dependendo do seu metabolismo e de suas condições físicas específicas.

Quando você ingere mais calorias do que o corpo precisa para gerar energia, o excesso é armazenado na forma de gordura. Por outro lado, se a ingestão calórica é menor que a necessidade diária, o organismo começa a queimar a reserva.

Assim, a resposta para pergunta quantas calorias devo comer por dia para emagrecer é bem simples: você precisa comer menos calorias do que precisa. Aí a questão muda de figura. Afinal, quantas calorias o meu organismo precisa?

Aprenda a calcular a quantidade de calorias que seu corpo precisa por dia.

Aprenda a calcular a quantidade de calorias que seu corpo precisa por dia.

Cálculo da Taxa Metabólica Basal

Não precisa um grande especialista em emagrecimento para compreender que o consumo energético de um maratonista é muito maior que o de uma pessoa sedentária. Porém, esse não é o único fator que interfere na quantidade de calorias que precisamos. A altura, o peso, a composição da massa e o nível de atividade físicas são motivos que elevam ou diminuem nosso gasto calórico.

Para facilitar existe uma fórmula para calcular a taxa metabólica basal (TMB). A conta não garante resultados precisos, mas já é uma boa orientação para quem quer perder peso. O cálculo da TBM é feito da seguinte forma:

Para homens: TMB = 88,362 + (13,397 x peso em kg) + (4,799 x altura em cm) – (5,677 x idade em anos)

Para mulheres: TMB = 447,593 + (9,247 x peso em kg) + (3,098 x altura em cm) – (4,330 x idade em anos)

Além dessas duas fórmulas, é preciso levar em consideração o nível de atividade física:

Sendentário: TMB x 1,2

Pouca atividade física (de 1 a 3 vezes por semana): TMB x 1,375

Atividade física moderada (de 3 a 5 vezes por semana): TMB x 1,55

Atividade física intensa (de 6 a 7 dias por semana): TMB x 1,725

Atividade física muito intensa (2 vezes por dia): TMB x 1,9

Depois de fazer as contas, você encontrará o número de calorias que precisa consumir por dia.

E agora, quanto devo comer?

A dúvida que muita gente tem em relação ao emagrecimento é quanto devo consumir de calorias para emagrecer. Pensando numa pessoa que precisa de 2400 calorias por dia pode reduzir essa quantidade em até 1000 calorias, segundo especialistas. No entanto, essa redução tão brusca não é a mais indicada para a perda de peso, pois seu corpo pode parar de queimar.

A dica é fazer uma redução diária entre 200 e 400 calorias. Assim, no nosso exemplo, uma dieta em torno de 2000 calorias por dia é o suficiente para um emagrecimento saudável.

Por Mila Silva nas categorias Dietas. Tags: , , , , ,

Você vai gostar

Qualquer Dieta Emagrece?

Dieta da USP

Cardápio para a dieta do tipo sanguíneo B