Qual É a Melhor Dieta Para a Gravidez?

Durante a gravidez, é muito importante manter uma alimentação balanceada e saudável. Veja quais são os alimentos que não podem faltar na dieta da gestante.

Dietas

Você já deve ter ouvido que a grávida precisa comer por dois, mas isso não é bem verdade. O que toda gestante realmente precisa é manter uma alimentação nutritiva e equilibrada para garantir o desenvolvimento saudável do bebê. Isso não significa que o ideal é comer mais, e sim comer bem.

As futuras mamães que se preocupam com a balança devem focar primeiro na saúde. A gravidez não é o momento ideal para fazer dietas rigorosas ou tentar manter o peso. É normal engordar de 10 a 12 quilos durante os meses de gestação. Evitar esse aumento de peso pode prejudicar o crescimento da criança. Porém, não é bom engordar demais.

Quem não tem o hábito de se preocupar com a alimentação precisa repensar as refeições na gravidez. Comer gorduras, açúcar e outros alimentos poucos nutritivos não interfere só no peso, como também na saúde do bebê que ira nascer.

Alimentação na Gravidez

Alimentação na Gravidez

Veja alguns alimentos essenciais para as gravidas:

Ovos

Comer ovos é muito bom durante a gravidez. Durante muito tempo esse alimento foi considerado como prejudicial, mas hoje os estudos mostram que ele é repleto de substâncias benéficas. O ovo contém alto teor de proteínas, além de vitaminas A e E. Outro componente excelente é a colina, que participa diretamente da formação do feto.

Leite e Derivados

O leite e seus derivados, como todos sabem, são fontes de cálcio. Esse mineral é fundamental para que os ossos em formação se fortaleçam. Por isso, não pode faltar na alimentação das gestantes. Para não ingerir muita gordura, a grávida pode optar pelas versões desnatadas. Leite, iogurtes e queijos magros são muito bons para a dieta.

Sementes Oleaginosas

É sempre bom ter um lanchinho saudável acessível. Para as gestantes, uma excelente opção são as sementes oleaginosas, como castanhas, amêndoas e nozes. Elas fornecem gorduras boas, que ajudam na formação do bebê, além de serem fonte de muitos minerais essenciais. Pequenas quantidades já são suficientes para garantir todos os benefícios.

Frutas

É quase óbvio falar da importância das frutas, mas nunca é demais reforçar. Elas são super saudáveis, ricas em vitaminas e antioxidantes que ajudam na preservação da imunidade. As frutas também contêm fibras, que melhoram o funcionamento do intestino durante a gestação. As frescas são as melhores, de preferência colhidas na estação.

Ferro

As grávidas ficam mais suscetíveis a sofrer com a anemia. Por isso, a dieta da gestação precisa conter alimentos ricos em ferro. As carnes vermelhas e vísceras são as melhores opções. Ao comer fontes vegetais de ferro, como folhas verde-escuras e leguminosas, procure ingerir também vitamina C, que favorece a absorção do mineral.

Por Mila Silva nas categorias Dietas. Tags: , , , , , , , ,

Você vai gostar

Tabela da Dieta dos Pontos

Dieta do Leite

Dieta da Proteína