Por que não consigo emagrecer com dieta?

Perder peso de forma saudável pode ser bem difícil. Alguns fatores como variações hormonais e carências de nutrientes podem dificultar ainda mais o emagrecimento. Veja o que pode estar atrapalhando a sua dieta!

Dietas, Nutrição

O nosso organismo tem uma tendência natural à manutenção do peso. Por isso, emagrecer ou engordar podem ser tarefas complicadas, ainda mais quando você já está no mesmo peso há muito tempo.

Algumas pessoas têm dificuldade para perder peso mesmo fazendo dietas. Vários fatores podem contribuir para dificultar o emagrecimento, como, por exemplo, os desequilíbrios hormonais e a carência de alguns nutrientes. Por isso, se você está tentando emagrecer e não consegue, o ideal é procurar um especialista. Apenas exames detalhados poderão dizer o que é que está causando o problema.

Estou me alimentando adequadamente?

É comum que a gente não perceba como estamos nos alimentando. Há alguns anos eu procurei uma nutricionista para me auxiliar com a dieta. Relatei a ela que me alimentava bem, mas mesmo assim ganhava peso. Interessada no meu cardápio, a especialista pediu que eu anotasse, durante uma semana, tudo o que eu comi. Minha surpresa foi notar que apesar de comer verduras e frutas nas refeições principais eu sempre beliscava coisas nada saudáveis durante dia, sem nem sequer perceber isso.

Por isso, se você tem dificuldade para emagrecer, vale a pena observar com mais atenção como você tem se alimentado, não somente durante as refeições principais, mas também nos lanchinhos entre elas.

Dificuldade para emagrecer

A dificuldade para emagrecer pode ser explicada por diferentes fatores

Como está meu exame de sangue?

Um exame de sangue completo pode mostrar problemas que nem sempre são observados no dia a dia. Um deles é o mau funcionamento da tireoide. Se os resultados revelam que a produção de hormônios tireoidianos não é adequada, é preciso fazer uso de medicação para equilibrar a produção hormonal. Como esses hormônios são responsáveis pelo metabolismo, a baixa produção interfere diretamente sobre o ganho de peso. E quando a produção do hormônio é excessiva, pode causar a perda de peso e a dificuldade em engordar.

Outro problema que pode ser diagnosticado pelo exame de sangue é a carência de vitamina D. Muitas pessoas sofrem com isso hoje em dia porque evitamos os raios solares. Como tomar sol é a principal forma de obtenção do nutriente, a carência se tornou muito comum. A falta de vitamina D também interfere no funcionamento metabólico e pode causar ganho de peso. Se os seus índices estiverem muito baixos, é preciso fazer reposição da vitamina com cápsulas de suplemento. Tomar pelo menos duas horas de sol por semana também ajuda a repor a vitamina D. Prefira os horários em que os raios solares não são prejudiciais (antes das 10 horas da manhã e depois das 4 horas da tarde).

Estou Estressado?

O estresse é outro problema cada vez mais comum. Levamos uma vida cheia de cobranças e atividades que deixam o sistema nervoso sobrecarregado. Além dos sintomas incômodos como irritação, insônia e dores musculares, o estresse também causa ganho de peso. Isso acontece porque nosso organismo produz um hormônio chamado cortisol em situações estressantes. Essa elevação desencadeia picos de glicose, fazendo com que o organismo acumule mais gorduras.

Controlar o estresse é fundamental para o emagrecimento. A dica é buscar ajuda de um profissional, seguir uma boa alimentação e fazer atividades relaxantes diariamente.

Por Mila Silva nas categorias Dietas, Nutrição. Tags: , , , , , , , , ,

Você vai gostar

Quantos Quilos Posso Perder em 1 Semana?

Alimentos Que Ajudam a Emagrecer

Dieta Para Ganhar Massa Muscular