Por Que Eu Não Consigo Emagrecer Com Dieta?

Perder peso de forma saudável pode ser bem difícil. Alguns fatores como variações hormonais e carências de nutrientes podem dificultar ainda mais o emagrecimento. Veja o que pode estar atrapalhando a sua dieta!

Dietas, Nutrição

O nosso organismo tem uma tendência natural à manutenção do peso. Por isso, emagrecer ou engordar podem ser tarefas complicadas.

Algumas pessoas têm dificuldade para perder peso mesmo fazendo dietas. Vários fatores podem contribuir para dificultar o emagrecimento, como, por exemplo, os desequilíbrios hormonais e a carências de alguns nutrientes. Por isso, se você está tentando emagrecer e não consegue, o ideal é procurar um especialista. Apenas exames detalhados poderão dizer o que é que está causando o problema.

Estou Me Alimentando Adequadamente?

É comum que a gente não perceba como estamos nos alimentando. Há alguns anos eu procurei uma nutricionista para me auxiliar com a dieta. Relatei a ela que me alimentava bem, mas mesmo assim ganhava peso. Interessada no meu cardápio, a especialista pediu que eu anotasse, durante uma semana, tudo o que eu comi. Minha surpresa foi notar que apesar de comer verduras e frutas nas refeições principais eu sempre beliscava coisas nada saudáveis durante dia, sem perceber.

Por isso, se você tem dificuldade para emagrecer vale a pena observar com mais atenção como você tem se alimentado.

Dificuldade para emagrecer

A dificuldade para emagrecer pode ser explicada por diferentes fatores

Como Está Meu Exame de Sangue?

Um exame de sangue completo pode mostrar problemas que nem sempre são observados no dia a dia. Um deles é o mau funcionamento da tireoide. Se os resultados revelam que a produção de hormônios tireoidianos não é adequada, é preciso fazer uso de medicação para equilibrar a produção hormonal. Como esses hormônios são responsáveis pela metabolismo, a baixa produção interfere diretamente sobre o ganho de peso.

Outro problema que pode ser diagnosticado pelo exame de sangue é a carência de vitamina D. Muitas pessoas sofrem com isso hoje em dia porque evitamos os raios solares. Como tomar sol é a principal forma de obtenção do nutriente, a carência se tornou muito comum. A falta de vitamina D também interfere no funcionamento metabólico e pode causar ganho de peso. Se os seus índices estiverem muito baixos, é preciso fazer reposição da vitamina com cápsulas de suplemento.

Estou Estressado?

O estresse é outro problema cada vez mais comum. Levamos uma vida cheia de cobranças e atividades que deixam o sistema nervoso sobrecarregado. Além dos sintomas incômodos como irritação, insônia e dores musculares, o estresse também causa ganho de peso. Isso acontece porque nosso organismo produz um hormônio chamado cortisol em situações estressantes. Essa elevação desencadeia picos de glicose, fazendo com que o organismo acumule mais gorduras.

Controlar o estresse é fundamental para o emagrecimento. A dica é buscar ajuda de um profissional, seguir uma boa alimentação e fazer atividades relaxantes diariamente.

Por Mila Silva nas categorias Dietas, Nutrição. Tags: , , , , , , ,

Você vai gostar

Quantos Quilos Posso Perder em 1 Semana?

Alimentos Que Ajudam a Emagrecer

Dieta Para Ganhar Massa Muscular