Para Que Serve a Clorela?

A Chlorella é uma alga que vem sendo bastante estudada. Segundo pesquisas, ela pode trazer benefícios para a perda de peso, além de ser altamente nutritiva. Veja mais sobre as propriedades!

Dietas, Nutrição

Se você nunca ouviu falar da clorela, pode ficar tranquilo, você não é único. Apesar da água já ser estuda há bastante tempo, a população, de um modo geral, desconhece seus benefícios.

A clorela, na verdade, é uma alga microscópica que cresce em água doce. Ela contém um impressionante conjunto de componentes nutritivos: vitaminas, macrominerais, micronutrientes, ácidos graxos essenciais, RNA e DNA, clorofila, e um vasto espectro de fitoquímicos. Em resumo, este tipo de alga tem  quase todos os nutrientes que o corpo humano precisa.

Por volta dos anos 50, começaram os estudos relacionados à clorela. Neles, foram encontradas as variedades nutritivas da alga, que devido ao seu rápido poder de multiplicação, foi considerada a chave para fome no mundo.

Cápsulas de Chlorella

Cápsulas de Chlorella

Benefícios e Propriedades da Clorela

Desde aquela época, a algo tem sido alvo de estudos frequentes no mundo todo e o seu uso, pode ser associado à cura ou alívio de diversas doenças, vejamos:

  1. Em 1953, a ela foi associada ao tratamento de hanseníase (Lepra). Os médicos Jorgem Jorgensen e Jacinto Convit, que trabalhavam no Instituto Carnegie, em Washington, defendiam em seus estudos que o consumo de uma sopa feita com a alga por pacientes já debilitados pela hanseníase poderia trazer melhoras consideráveis.
  2. Talvez umas das maiores provas das propriedades nutritivas da Clorela, foi quando o Departamento de Medicina Espacial da Força Aérea dos USA pediu a pesquisadores da Universidade do Texas que estudassem o potencial de produção da chlorella como forma de alimentação e fonte de oxigênio em naves espaciais.
  3. Segundo a revista Popular Mechanics Magazine, de 1956, engenheiros e outros pesquisadores da Universidade da Califórnia investigaram o uso da alga na produção de alimento para animais domésticos.
  4. Pesquisas sobre os da chlorella no combate ao colesterol alto foram realizadas no Japão. Um grupo de cientistas do Hospital Wakahisa, localizado em Fukuoka, realizou a pesquisa. Nela, 16 pacientes com problemas de colesterol receberam 20 cápsulas diárias com a alga. Após 3 meses, os pesquisadores observaram que houve uma redução nos índices de colesterol dos participantes.
  5. Um dos estudo mais recentes envolvendo a Clorela envolve os paciente com tratamentos de dores crônicas. De acordo com o site Natura News, Em 2000, um estudo preliminar foi feito com voluntário que sofrem com a fibromialgia. Eles consumiram 10 g de chlorella na forma de comprimido e 100 ml de chlorella em forma líquida. No início do tratamento, Os sintomas foram avaliados. Depois, após o período de dois anos e meio, os pesquisadores mediram novamente a intensidade dos sintomas. Assim, eles notaram que 22% dos voluntários tiveram uma redução na dor e 1/3 se considerava melhor.

Por Mila Silva nas categorias Dietas, Nutrição. Tags: , , , , , ,

Você vai gostar

Gérmen de Trigo É bom? Emagrece?

Por Que Eu Não Consigo Emagrecer Com Dieta?

Aveia, Linhaça, Quinoa e Chia: as Sementes que Fazem Bem