Os Perigos da Dieta da Proteína

As famosas dietas da proteína escondem alguns perigos quando não são feitas com consciência. Segundo uma pesquisa de uma Universidade Espanhola, esta dieta pode aumentar e muito o risco de morte prematura.

Dietas, Nutrição

A Dieta da Proteína tem feito grande sucesso no mundo todo. Ela é considerada realmente eficaz para emagrecer. O modismo começou com a dieta do Dr. Atkins e depois seguiu adiante com a dieta Dukan.

O grande ponto destas dietas é retirar o carboidrato e ingerir proteínas. Mas segundo um estudo recentemente apresentado, esta troca pode ser perigosa.

Dieta da Proteína Engorda

O grande perigo da dieta da proteína são os abusos das carnes vermelhas e gordurosas.

O primeiro resultado desta pesquisa apresentado no Congresso Europeu de Obesidade por uma Universidade Espanhola foi que a dieta da proteína emagrece num primeiro momento, mas após esta fase de emagrecimento ela engorda.

Muitas vezes o objetivo de quem segue esta dieta é o aumento da massa muscular mas outros resultados não muito bons foram encontrados, como aumento de 59% do risco de morte prematura.

Segundo dados deste estudo, o grande problema em se fazer uma dieta com alto teor de proteína é que outros nutrientes importantes para a saúde ficam deficientes no cardápio, como as fibras e as vitaminas.

Sobrecarregar o organismo de proteínas também é desaconselhável pelo fato de poder causar problemas renais.
Para ter somente benefícios com a dieta da proteína é importante lembrar que gorduras e açúcar não são aconselháveis em qualquer dieta. Portanto, não é porque carne é fonte de proteínas que você pode comer uma porção bem gorda deste alimento. Opte por cortes magros como peixes e frango grelhado.

Proteínas Saudáveis

Muitas pessoas pensam que dieta da proteína é se empanturrar de carne vermelha num rodízio de churrasco.
E o grande problema é a disseminação de que na dieta do Dr. Atkins as quantidades estão liberadas, e que cortando o carboidrato do café da manhã, este pode ser substituído por ovos e bacon.

Essa dieta definitivamente não pode ser boa para a saúde e com certeza as taxas de colesterol vão subir.
Para quem quer seguir a dieta da proteína e não ter esses problemas relatados por esta pesquisa é bom levar em consideração as restrições de gordura, álcool, sal e açúcar. Comer alimentos ricos em fibras para não ter problemas com o intestino e fazer uso de suplementos vitamínicos.

O corte radical de carboidratos também é desaconselhável pois o organismo precisa desta energia, desta forma retire os carboidratos refinados e troque pelos integrais.

Retire do seu prato as carnes gordas e fique com as magras e substitua em algumas refeições a carne pelo Whey Protein.

E abuse das proteínas vegetais como soja, lentilha, cogumelos, amêndoas, brócolis, quinoa, chia, linhaça, feijão preto.

Por Vânia nas categorias Dietas, Nutrição. Tags: , ,

Você vai gostar

Cardápio Dieta Cetônico - Low Carb

Cardápio Dieta da Proteína: Uma Semana com 1100 Calorias!

Alimentos Ricos em Proteínas