Ficar Sem Comer Ajuda a Emagrecer?

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, ficar várias horas sem comer não é nada bom para a dieta. Entenda porque o jejum é prejudicial ao emagrecimento.

Dietas, Nutrição

Muita gente pensa: se a comida engorda, ficar sem comer emagrece. Porém, nosso organismo é um pouco mais complicado que essa lógica simples. Longos períodos em jejum podem, pelo contrário, levar ao acúmulo de gordura.

O que realmente funciona para o emagrecimento é comer várias vezes ao dia em pequenas porções. Em certa perspectiva, comer mais emagrece e jejuar engorda. Entenda por que isso acontece.

Falta de Comida = Metabolismo Lento

Para compreender o funcionamento do nosso metabolismo é preciso voltar ao tempo das cavernas. Nos primórdios da história humana a alimentação era um problema muito maior do que hoje em dia. Depois de longos períodos sem encontrar caça ou vegetais comestíveis, nossos antepassados poderiam simplesmente morrer de fome.

Como a natureza é muito sagaz, o organismo humano aprendeu, evolutivamente, a se precaver contra essas situações de escassez de alimento. Se não comemos frequentemente, ele passa a poupar energia, funcionando lentamente. Em termos mais atuais, o metabolismo fica lento.

Dieta do jejum

Não fique mais que 3 horas sem comer

Quem entende um pouquinho de dieta sabe que metabolismo lento não é bom para o emagrecimento. Aliás, quanto mais acelerado ele for, maior será a perda de peso.

Porém, quando passamos várias horas em jejum o corpo entende que é preciso armazenar energia para uma longa temporada de privação. Assim, ele guarda as gorduras que podem ser de estoque e reduz o metabolismo basal. Em resumo, ficar sem comer é péssimo para a sua dieta.

Para Emagrecer É Preciso Comer

A perda de peso depende do pleno funcionamento do nosso metabolismo. Há algum tempo, a chamada Dieta do Jejum ganhou destaque na internet, afirmando a possibilidade de emagrecimento com dias quase sem comer intercalados com uma dieta normal. No entanto, por mais que esse tipo de cardápio possa reduzir o peso, os resultados para o metabolismo são alarmantes.

Com essa oscilação de informação, o sistema metabólico fica totalmente confuso. Assim, o mais comum é que depois da dieta a pessoa volte ao peso anterior ou até o ultrapasse. Além disso, o jejum podem trazer danos sérios à saúde.

O melhor para quem quer perder peso é fazer de 5 a 6 refeições por dia, comendo sempre a cada 3 horas. Assim você vai passar a mensagem para que o seu metabolismo continue funcionando bem. Se nessas refeições você incluir alimentos saudáveis e pouco calóricos, as chances de perda de peso são bem maiores.

Não caia nas armadilhas de dietas que prometem emagrecimento rápido. Sempre procure saber a opinião de especialistas e, se possível, vá até um nutricionista. Só assim é possível emagrecer sem colocar sua saúde em risco.

Por Mila Silva nas categorias Dietas, Nutrição. Tags: , , ,

Você vai gostar

Dieta do Jejum Simulado

Para Que Serve a Clorela?

Água de Abacaxi Para Emagrecer