Dieta Vegetariana

Saiba mais sobre a dieta vegetariana e seus benefícios. Descubra as razões pelas quais cada vez mais as pessoas tem deixado de consumir carne. E veja que é possível ter uma alimentação rica em proteína.

Dietas, Nutrição

Diversos motivos levam uma pessoa a torna-se vegetariano, a principal razão é por uma questão ética.

Primeiramente no quesito compaixão com os animais, e não concordar que os animais devam ser abatidos para servirem de alimentos para humanos.

Ainda ligado à questão ética, tem a questão ambiental onde é questionado a degradação ambiental em se criar gado. A devastação do solo e emissão de gases que contribuem para o efeito estufa, onde quase 20% dos gases nocivos são advindos da pecuária.

O desmatamento para pastagem e para plantio de razão para o gado é razão de sobra para os vegetarianos retirarem definitivamente a carne de seus pratos.

Outras pessoas se tornam vegetarianas por questões filosóficas ou religiosas, por questões de saúde e outros motivos.
Para perder peso, a prática da dieta vegetariana é bastante incomum, ou apenas por um curto período.

Os Tipos de Vegetarianos

As pessoas vegetarianas são aquelas que não comem carne, seja vermelha, de aves ou peixes.

As pessoas que se dizem vegetarianas, mas fazem uso de carnes brancas, são considerados semivegetarianas apenas para fins de pesquisa, mas não podem ser realmente tidas como tal.

Feijão é uma das opções de substituição da carne em termos proteicos.

 Os grupos de vegetarianos são:

  • Ovolactovegetariano: consome ovos, leite e laticínios.
  • Lactovegetariano: consome leite e laticínios e não come ovos.
  • Ovovegetariano: come ovos, e não consome laticínios.
  • Vegetariano estrito ou puro: Não come nenhum derivado animal.
  • Vegano: Vegetariano puro e não utiliza nenhum outro tipo de produto, seja cosmético, vestuário que tenha origem animal.

Não se deve confundir vegetarianos com herbívoros, que é aquela classe de animais que só se alimenta de plantas, como os elefantes.

Benefícios de Ser Vegetariano

A alimentação vegetariana traz alguns importantes benefícios à saúde de quem a segue. Dentre eles está o fato de ter uma melhor pressão arterial. Aliado à isso há uma redução de todas as doenças cardiovasculares e boas taxas de colesterol.

Um outro benefício que os vegetarianos contam é o fato de diminuição do risco de diabetes tipo 2, alguns tipos de câncer e diminuição na balança. A obesidade em vegetarianos é menor, mas provavelmente isso tende a ser por uma opção de vida, onde a saúde vem em primeiro lugar, pois vegetarianos consomem óleos e açúcares.

Cuidados na Dieta

Os vegetarianos deve tomar alguns cuidados na dieta para que os nutrientes essenciais para a saúde não faltem no cardápio.

Fazendo as substituições adequadas, a dieta vegetariana não leva à carência de vitaminas, minerais e proteínas.

A única vitamina que está prejudicada na dieta vegetariana pura é a vitamina B12, sendo assim, é necessário o consumo com suplementos.

O grande receio de quem faz ou pretende fazer uma dieta vegetariana é a ausência de proteínas. Por considerar que a única fonte de proteínas boas são as carnes.

Mas isso é um mito e as proteínas vegetais são suficientes para que não haja uma carência proteica no cardápio do vegetariano.

Os vegetarianos devem tomar cuidado especial com alguns nutrientes e sua ingestão diária, como o ferro, zinco, cálcio, bem como com a importância da vitamina D.

A quantidade de proteínas necessárias ao consumo diário varia de acordo com o peso da pessoa, que no mínimo deve ser 0,8 grama de proteína para cada quilo corporal.

Uma forma de substituir a carne é com o grupo dos feijões.

Fonte: SOCIEDADE VEGETARIANA BRASILEIRA (SVB)

 

Toda pessoa que decidir iniciar uma dieta vegetariana deve ser acompanhado por um nutricionista até que tenha total conhecimento sobre os nutrientes presentes em cada porcão de alimento, para que sua saúde seja preservada.

As pessoas que não são vegetarianas são chamadas de onívoros, pois tem condições de metabolizar todos os tipos de alimentos. Já os carnívoros são animais que comem exclusivamente carnes, de caças, como os leões, por exemplo.

Por Vânia nas categorias Dietas, Nutrição. Tags: , , ,

Você vai gostar

Dieta Para Ganhar Massa Muscular

Água de Abacaxi Para Emagrecer

Por Que Eu Não Consigo Emagrecer Com Dieta?