Dieta Vegana

Saiba mais sobre a dieta vegana que agrega cada dia mais adeptos em busca de uma vida saudável e longe da exploração animal. Veja os alimentos permitidos e como substituir a carne e o leite.

Dietas

Vegano é aquela pessoa vegetariana estrita, e que também não usa produtos feitos com componentes animais ou seus derivados em espécie alguma.

Ou seja, o vegano não come um bolo comum pois ali tem ovos e leite, que são provenientes de animais. Assim como não usa produtos de beleza que tem algum componente de origem animal, por exemplo um creme de cabelo com óleo de tutano.

Ou mesmo produtos sem componentes de origem animal, mas que tiveram testes feitos em animais. Ou seja, os veganos são totalmente contra a exploração feita conta os animais para satisfazer caprichos e desejos dos homens.

Dieta Vegana Emagrece?

A modelo Yasmim Brunet leva uma vida super natureba e saudável seguindo a dieta vegana.

O veganismo é mais um estilo de vida, uma filosofia que uma dieta simplesmente. E cada dia mais tem atraído pessoas que sentem que devam seguir por este caminho. Mas muita gente ainda tem dificuldades de se adaptar à dieta vegana com receio de que a alimentação fique muito deficiente e que a saúde fique prejudicada.

As pessoas que buscam a dieta vegana estão mais preocupadas com o bem estar dos animais e com a própria saúde que com a aparência em si. O fato da dieta vegana emagrecer é devido a um conjunto de fatores que incluem além do cardápio a reeducação alimentar, a prática de esportes, enfim o life style mesmo.

Por isso, para a maioria dos vegans o fato de que a dieta é para hipertrofia ou não, não é muito relevante. O importante para a maioria dos veganos é que a dieta seja balanceada, de forma que a saúde venha em primeiro lugar.

Normalmente quem segue a dieta vegana emagrece por esta série de fatores, agregado à pratica de esportes ao ar livre por exemplo. Como a dieta é isenta de gorduras animais por exemplo, é uma forma de não ingerir este tipo de calorias, mas como carboidratos e massas (sem ovos) estão liberados, assim como alguns doces, o risco de engordar, existe.

A cultura brasileira diz que temos que comer todos os tipos de alimentos. Quem não se lembra daquela velha pirâmide alimentar? Com uma base repleta de carboidratos, seguida de frutas e legumes, laticínios, carnes, óleos e açúcares.

Mas essa forma de compor a alimentação não é mais usual, e a cada nova pesquisa descobrem um vilão e um mocinho da boa alimentação e do corpo em forma.

A grande preocupação de quem começa a praticar a dieta vegana é saber se está comendo todos os nutrientes para manter a saúde. Vamos ver as substituições importantes a serem feitas para manter a saúde.

Como Substituir Carne e Leite

Quando as pessoas não comem carne, logo pensa-se que a forma de substituir essa proteína é através do leite e do queijo. Mas a pessoa vegan não come laticínios também e então a situação parece ser preocupante.

Mas nutricionistas garantem que não há o que se preocupar e que as proteínas podem ser ingeridas através de leguminosas.

Fonte: Jornal Estadão

Já a grande preocupação em se retirar o leite da dieta é a falta de cálcio. Mas há vegetais que podem substituir o leite para absorção de cálcio no organismo.

Não só os vegan deixam de tomar o leite, todas as pessoas com intolerância à lactose, que tem alergia a este alimento, precisam substituí-lo.

Existem vegetais que tem mais cálcio que o leite, são eles: o brócolis, couve, rúcula, agrião, escarola, mostarda e gergelim. Uma boa forma de consumir os vegetais é fazendo um suco verde com as folhas cruas.

Além disso há leite de soja enriquecido com soja e que pode ser perfeitamente substituído pelo leite de vaca. E o queijo pode ser substituído pelo queijo de soja, o tofu.

 Veganismo X Anorexia

Há quem associe o veganismo à anorexia, mas isso não deveria acontecer. O que acontece é que muitas pessoas que estão passando por algum distúrbio alimentar como a bulimia e a anorexia, se escondem atrás de uma fantasia de que estão se transformando em vegetarianos ou em veganos para camuflar a situação real.

Isso permite no começo a estas pessoas passarem uma imagem de que estão mudando os hábitos alimentares e que estão tendo uma vida mais saudável, sendo que estão doentes e precisando de cuidados.

Vitamina B12

A Vitamina B12 não é encontrada no reino vegetal e uma pessoa vegana realmente teria carência desta vitamina.

Mas é fato que nem mesmo os onívoros tem em seu organismo vitamina B12 na quantidade adequada e para todas as pessoas é aconselhado fazer a suplementação com cápsulas desta vitamina.

Por Vânia nas categorias Dietas. Tags: , , , , ,

Você vai gostar

Para que serve a Vitamina B12?

Dieta Vegetariana

Dukan: Saí da Dieta Por um Dia. E agora?