Dieta Personalizada

Cientistas comprovam que a dieta personalizada é a melhor para quem quer emagrecer. E que a dieta da proteína funciona mesmo para quem come sem parar.

Dietas

Cientistas britânicos constataram algo que todos já imaginavam, que dietas personalizadas de acordo com cada tipo de pessoa funcionam muito mais que uma dieta padrão seguida por todo mundo. Esta pode ser uma maneira de você conseguir emagrecer bem mais rápido, já que a dieta personalizada considera sua herança genética, sua rotina e seu estado psicológico.

Estudo Científico

O experimento foi feito pelas universidades de Cambridge e Oxford, onde pegaram setenta e cinco pessoas e monitoraram-nas durante 90 dias. Dividiram as pessoas em três grupos, os que comem e não conseguem parar de comer; os que tem vontade de comer toda hora; e os que comem por ansiedade ou estresse.

Comer, Comer, Comer

As pessoas que começam a comer e não percebem que já podem parar provavelmente tem uma baixa de hormônios no organismo responsável por indicar que já estão saciados. Sem mandar o comando para o cérebro, o indivíduo exagera e acaba engordando.

Este grupo de pessoas então teve uma dieta que induzisse a esta sensação de saciedade, fizeram uma alimentação com maior quantidade de proteína e baixo índice glicêmico.

Cérebros Famintos

Questões genéticas influenciam na maneira que você come.

As pessoas que ficam com desejo de comer a todo instante, além de realmente comer a todo momento, ainda sentem uma necessidade maior de comer aquilo que engorda, como alimentos gordurosos e doces. Os cientistas acreditam que esta vontade de comer tem a ver com questões genéticas. Em breve serão descobertos quais são estes genes e eles poderão tratar essas pessoas de forma mais adequada. O fato é que este grupo de pessoas sente a necessidade de estocar gordura no corpo. E seguir uma dieta muito restritiva e por longos dias não funciona com este tipo de pessoa. O ideal é que estas pessoas façam então a dieta do jejum intermitente, ou seja, dois dias de dieta restritiva e cinco dias livres, porém com alimentação balanceada.

No Divã da Geladeira

Há pessoas que estando cansadas, estressadas, ansiosas ou com algum desconforto psicológico buscam na comida a tranquilidade que desejam. Já dissemos aqui que ir ao consultório do psicólogo pode ser melhor que fazer dieta. É importante mudar os hábitos e encontrar o conforto em outras fontes que não a comida. Este grupo de pessoas seguiu uma dieta balanceada, mas foram encaminhados à grupos de apoio e orientados a fazer a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) para uma mudança da forma de pensar e se comportar frente à comida.

Conclusões

Em todos os casos os participantes foram orientados a seguir as mesmas dicas já bem conhecidas por todos: comer devagar, alimentar-se bem no café da manhã, evitar o estresse, não fazer compras com fome, e alimentar-se de sopas consistentes, este tipo de sopa pode dar a sensação de saciedade maior que alguns alimentos sólidos pelo volume ingerido.

Testes em relação ao índice metabólico dos participantes também foram feitos. E foi constatado que ao contrário do que se imagina, quanto mais se emagrece mais o metabolismo fica lento, portanto é fácil entender porque os primeiros quilos são fáceis de perder e depois de mais magro as pessoas não conseguem emagrecer mais.

Ao final do experimento, os participantes diminuíram mais seu Índice de Massa Corporal (IMC) que a meta estipulada, e perderam no total mais de 650 quilos. Os que mais perderam peso foram os que não conseguiam parar de comer. Todos os participantes ficaram satisfeitos com os resultados pois descobriram que emagrecer tem mais a ver com a questão biológica, hormônios e genes que apenas a ideia de que para emagrecer precisa-se de força de vontade. Colocar na pessoa a ideia de que apenas a força de vontade emagrece faz aqueles que estão se esforçando, mas não conseguem bons resultados desistirem e até mesmo entrar em depressão. Desta maneira o cientistas mostraram que para efeitos realmente bons as pessoas precisam ser tratadas como indivíduos que tem necessidades diferentes. Para que se consiga perder peso e sem sacrifício, o ideal é que se busque acompanhamento médico e com nutricionista para que seja feito exames metabólicos e de hormônios para que seja prescrita uma dieta personalizada para cada tipo de pessoa, evite os sites online que disponibilizam dieta personalizada grátis, pois somente com uma boa consulta médica, o profissional poderá te passar uma dieta que realmente seja feita exclusivamente para você.

Por Vânia nas categorias Dietas. Tags: , , , , ,

Você vai gostar

Quantos Quilos Posso Perder em 1 Semana?

Cardápio Dieta Dukan

Dieta da USP