Dieta para Baixar o Colesterol

Aprenda a montar um cardápio com alimentos que ajudam a baixar o nível do colesterol, e livre-se dos riscos de ter um infarto.

Dietas, Saúde

O colesterol é um tipo de álcool que funciona como uma gordura natural do organismo, produzido pelo fígado e que tem a função de produzir alguns hormônios como estrogênio e testosterona e os hormônios do metabolismo. A sabedoria popular diz que o colesterol alto é perigoso. Vamos saber mais sobre isso.

Qual a Função do Colesterol

Cuide do seu coração com uma alimentação que ajuda a baixar o nível de colesterol do seu sangue.

O colesterol se diferencia pelas suas densidades. O LDL Low Density Lipoproteins, ou seja Lipoproteínas de Baixa Densidade e o HDL que é o High Density Lipoproteins, popularmente conhecidos como Colesterol Ruim e Colesterol Bom, respectivamente. Mas na verdade, as taxas destes dois tipo quando estão normais são essenciais para a boa saúde e funcionamento do corpo humano.

Uma outra lipoproteína chamada VLDL (Very Low Density Lipoproteins) conhecida como Triglicerídeos quando em grande quantidade se acumulam nas paredes das artérias e causam o entupimento das veias.

O colesterol também é importante para a produção de Vitamina D e os sais biliares.

Uma outra importante função do colesterol é fazer com que a o hormônio serotonina funcione adequadamente. Este hormônio é responsável pelo bem estar psíquico e alterações nele podem levar à depressão e à tendencias suicidas.

Taxas e Níveis do Colesterol

Os exames laboratoriais de sangue são capazes de identificar a quantidade de colesterol presente no sangue, as taxas normais para um adulto acima de 20 anos é a seguinte.

  • Mantenha o Colesterol Total abaixo de 200mg/dl
  • Mantenha o LDL abaixo de 100mg/dl
  • Mantenha o HDL acima de 60mg/dl
  • Mantenha o VLDL (triglicérides) abaixo de 150mg/dl

Como Abaixar o Colesterol

Manter os níveis de colesterol e triglicerídeos dentro do normal é cuidar do coração. Garantir vida com saúde e sem riscos de ataques do coração como infarto e até mesmo outras doenças como o mal de Alzheimer.

Normalmente o colesterol alto não apresenta sintomas e essas doenças silenciosas são ainda mais perigosas pois quando a pessoa se dá conta suas artérias e veias já foram tomadas de gorduram, com a obstrução, elas entopem, como nos nos casos de aterosclerose.

Os níveis de colesterol aumentam devido à maus hábitos na alimentação e no comportamento em geral, pessoas sedentárias, quem fumam tendem a ter mais riscos de ter suas taxas aumentadas.

Outros fatores também influenciam como a idade, a propensão genética, pessoas com diabetes e até mesmo a etnia.
Mas o maior contribuinte é a alimentação. Uma alimentação rica em gorduras é a grande causadora do aumento do colesterol ruim.

O Que Pode e o Que Não Pode

Diminua o consumo de carnes vermelhas e gordurosas, miudezas e pele. Prefira as carnes brancas e dê sempre preferência para os peixes que tem menos gordura. Prepare o peixe grelhado ou assado, mas evite os frutos do mar, como camarão e lula. Escolha peixes que contenham Omega 3 como salmão, sardinha e atum.

Fuja do bacon e das banhas em geral. Salgados em geral devem ser evitados, mas os de massa folhada devem ter ainda mais cuidado pois são feitos com gordura e manteiga.

Prefira cozinhar com azeite que é um antioxidante. Evite frituras de todas as formas. Troque os queijos amarelos e o leite integral, por queijos mais brancos e o leite desnatado. O sorvete, o leite condensado também devem ser consumidos com moderação.

Prefira alimentação à base de aveia e soja, as fibras ajudam a manter num bom nível o colesterol. Procure por alimentos que contenham fitoesteróis. Alguns produtos são enriquecidos com este nutriente que ajuda a diminuir o colesterol.

Consuma mais folhas verdes escuros e frutas. A alcachofra é um vegetal que é muito usado no combate ao colesterol. Assim como a berinjela, que comumente é consumida como suco ou água de berinjela, mas é mais recomendado o seu consumo in natura ou em farinha.

Uma fruta que foi considerada como redutora das taxas de colesterol, é a laranja, coma-a como sobremesa do almoço.

Os antioxidantes presentes na canela também são aliados no combate ao colesterol. O açaí é outro alimento que é capaz de diminuir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom.

No geral, procure comer alimentos ricos em flavonoides que são antioxidantes que grosso modo ajudam a desentupir as veias. Abuse da farinha de linhaça, suco de uva (ou vinho em moderação), e do chá verde.

Coma frutas oleaginosas como a castanha e as nozes. Diminua o refrigerante e os doces e dê preferência ao chocolate amargo que é fonte de flavonoides, mas coma com moderação.

E, claro, pratique exercícios físicos!

Atenção: Mesmo mantendo uma dieta para baixar o colesterol não é para substituir o remédio (Sinvastatina) pela alimentação. O tratamento com remédios deve ser acompanhado pelo seu médico assistente.

Por Vânia nas categorias Dietas, Saúde. Tags: , ,

Você vai gostar

Sua dieta, sua saúde

4 Novas Regras para uma Alimentação Saudável

Alimentos que satisfazem